SPS promove curso de acessibilidade arquitetônica

4 de abril de 2022 - 12:09 # # # # # # #

Repensar os espaços, as estruturas, a arquitetura e debater os princípios da acessibilidade em prédios e vias públicas para pessoas com deficiência e idosos são alguns dos objetivos do Curso de Acessibilidade Arquitetônica, que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promove no período de 4 a 18 de abril. Organizado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (Copid) da SPS, a capacitação destina-se a servidores públicos, profissionais terceirizados e representantes dos Conselhos de Direitos.

As inscrições devem ser feitas AQUI. A aula inaugural será por meio de live, nesta segunda-feira, 4, das 13h às 17h. O curso será à distância, em plataforma digital, e dividido em mais quatro encontros, nos dias 5, 11, 12 e 18 de abril, no mesmo horário. A mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Lívia Porto, será a moderadora.

A coordenadora da Copid, Vyna Leite, fala da importância do curso à sensibilização e maior conscientização dos operadores do serviço público, quanto ao tema. “Pensar acessibilidade é essencial e necessário, para que possamos garantir os direitos de todos. Não só para pessoas idosas, pessoas com deficiência ou baixa mobilidade, mas para todos nós! A acessibilidade passa por repensar espaços, estruturas, prédios e arquitetura”, defende.

Os exemplos mais comuns de acessibilidade arquitetônica são a presença de rampas, banheiros adaptados, elevadores adaptados, piso tátil, dentre outras estruturas que facilitem a circulação das pessoas; além da eliminação de barreiras físicas nas residências, nos edifícios, nos espaços e equipamentos urbanos. Acessibilidade é o direito que assegura às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida viver de forma independente, exercendo seus direitos de cidadania e de participação social, com maior qualidade de vida e de forma igualitária na sociedade.

Temática

O curso será dividido em vários temas, buscando contemplar os sete princípios da acessibilidade universal, a partir da história da acessibilidade no mundo e no Brasil; leis, normas e decretos; psicologia ambiental; inclusão no ensino; as barreiras, orientação espacial, deslocamento, comunicação e estudos de casos locais. Os princípios da acessibilidade compreendem postura atitudinal, arquitetônica, metodológica, instrumental, programática, nas comunicações e natural.

Serviço

Curso de acessibilidade arquitetônica
Inscrições: https://bit.ly/cursoacessibilidadearquitetonica
Aula Inaugural: segunda-feira, 4 de abril
Horário: 13 às 17 horas.