Ônibus Lilás vai atender mulheres de seis comunidades dos sertões Central e de Crateús

6 de abril de 2022 - 14:41 # # # # # #

O Ônibus Lilás, unidade móvel da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) de assistência às mulheres em situação de violência, vai atender seis comunidades dos sertões Central e de Crateús, na primeira quinzena de abril. O atendimento começou nesta terça-feira, 5, em Ararendá e Russas.

Na quarta-feira, 6, serão atendidas mulheres dos municípios de Tamboril, pela manhã, e Monsenhor Tabosa, à tarde. Na quinta-feira, 7, o ônibus Lilás estará em Santa Quitéria, no período das 8h às 16h. Na próxima semana, os serviços serão realizados no Assentamento Boa Vista, na zona rural de Quixadá, a partir das 14h, de segunda-feira, 11, e por toda a terça-feira (12).

Sob a coordenação da Secretaria-Executiva de Políticas para as Mulheres, o Ônibus Lilás promove rodas de conversas sobre direitos das mulheres e oferece serviços especializados de assistência social, jurídica e psicológica. Realiza também ações de prevenção, orientação e encaminhamento aos órgãos e instituições, integrantes da rede de apoio socioassistencial.

“O foco das ações do Ônibus Lilás é levar informação, esclarecer as pessoas sobre os direitos das mulheres, fortalecer o significado da equidade de gênero, explicar a lei Maria da Penha e destacar a importância do enfrentamento à violência contra a mulher”, frisa a secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Denise Aguiar.

Até junho próximo, a Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas (Ônibus Lilás) visitará mais 28 municípios cearenses. A Unidade atende mulheres em assentamentos, aldeias indígenas e comunidades rurais e quilombolas cearenses.