SPS oferta 622 vagas em 17 cursos de capacitação profissional

6 de abril de 2022 - 14:27 # # # #

Novas oportunidades se abrem para quem busca qualificação profissional, ampliar habilidades e espaço no mercado de trabalho. A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) está com inscrições abertas em 17 cursos e oficinas de aperfeiçoamento, em Fortaleza. Estão sendo ofertadas 622 vagas nos quatro Centros Comunitários, no Espaço Viva Gente (EVG) e nas sete unidades do Centro de Inclusão Social e Tecnológica (CITS). As aulas começam dia 11/4.

Do total de vagas, 300 são oferecidas nos centros comunitários (CC) São Francisco, Santa Terezinha, São Vicente e Luíza Távora, sendo 75 em cada. O EVG está ofertando 80 vagas e o CITS, 242, distribuídas nas unidades dos bairros Mucuripe, Aerolândia, São Francisco, Jangurussu, José Walter, Parque São José e Conjunto Ceará. As inscrições são presenciais e gratuitas. Os interessados devem apresentar RG, CPF, CTPS (Carteira de Trabalho), comprovantes de endereço e de escolaridade e o número de identificação social (NIS) ou PIS.

O secretário Executivo da Proteção Social, da SPS, Francisco Ibiapina, ressalta a importância dos cursos à melhoria das perspectivas de vida das pessoas. “Promover capacitação é fortalecer a formação de mão de obra; é a porta para o mercado de trabalho, o caminho à geração de renda e para uma vida digna e cidadã”, destaca. No primeiro trimestre deste ano, cerca de 400 pessoas foram capacitadas, pela SPS, nos centros sociais da Capital.

Qualificação profissional

Sob a gestão da Coordenadoria de Proteção Social Básica da SPS, os centros sociais e o EVG atendem, prioritariamente, à população em situação de vulnerabilidade social. Nos CCs, os cursos são de operador de caixa, serviços estéticos, inclusão digital, barbearia e cabeleireiro completos, manicure e pedicure e design de sobrancelhas, banho de lula e depilação. No EVG, as turmas são de cabeleireiro, corte costura, inclusão digital, sublimação, biscuit, e arte e empreendedorismo. As aulas são presenciais.

Os CITS oferecem vagas nos segmentos de assistente administrativo e fotografia básica, com aulas online, iniciando dia 11/4; e de assistente de cabeleireiro, agente de limpeza e conservação e de primeiros socorros, presenciais, começando dia 28/4. O foco é a promoção do serviço autônomo, as iniciativas empreendedoras ou inclusão no mercado formal de trabalho.

Além de cursos de qualificação profissional, os equipamentos desenvolvem atividades socioeducativas em grupos, serviços de acompanhamento, convivência e ações de fortalecimento de vínculos familiares. As unidades promovem também, ações complementares de arte, cultura e esporte, envolvendo a comunidade.

Cursos de Capacitação Profissional
CC Luíza Távora – Av. Zezé Diogo, 310, Cais do Porto. Fone: 3101-1572
CC São Vicente – Rua do Rosário, s/n, Aldeota. Telefone: Fone: 3101-1565
CC São Francisco – Rua Ilha do Bote, 367, Quintino Cunha. Fone: 3101-2729
CC Santa Terezinha– Rua Osmundo Cavalcante de Oliveira, s/n, Vicente Pinzon.
Fone: 3101-1560
EVG – Av. Maria Mirtes Pereira, 1010 – Passaré, Fone: 3101-3017
CITS/Coordenação – Rua Valdetário Mota, 970 – Papicu, Fones:3433-2895 (CITS) e 3101-2722, 3101-2730/ 3101-2731 (Cefisp).