Jovens se capacitam nos cursos do Primeiro Passo para empreender e adentrar o mercado de trabalho

11 de abril de 2022 - 11:45 # # # # #

Ascom SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos: Ariel Gomes

O casal Elidiana Torres (27) e Germano Barbosa (30) apostou no curso de Cabeleireiro oferecido pelo Programa Primeiro Passo para investir no ramo da beleza e empreender em um negócio próprio. “Eu sei que para abrir o meu próprio salão preciso ter mais experiência e material, então estou aproveitando a capacitação para aprender coisas novas sobre cortes de cabelo, que é a área em que quero me especializar”, conta Elidiana, que investiu o dinheiro do benefício que o projeto concede aos alunos em um kit de tesouras, um lavatório e um avental para, em breve, começar a nova empreitada junto do companheiro. O curso acontece no Cuca Mondubim e faz parte da linha de ação Jovem Bolsista.

Coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o Primeiro Passo é uma ferramenta de inclusão social e profissional que abrange todo o Ceará, capacitando jovens em busca do primeiro emprego. Entre 2015 e 2021, 51 mil jovens passaram pelo programa, uma média de 7.285 estudantes por ano.

“Nos cursos do Primeiro Passo, os jovens cearenses conseguem prospectar uma carreira profissional, um empreendimento próprio e o ingresso numa faculdade. Eles entram no programa com um objetivo e saem com um leque de possibilidades para o futuro que querem construir. Então nos sentimos muito honrados em poder seguir cumprindo esta missão de levar oportunidades para os quatro cantos do Ceará”, frisou o secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina.

A gerente de projetos do Primeiro Passo, Silvana Rodrigues, destaca que o Jovem Bolsista é uma das linhas de ação do programa que alcança os 184 municípios cearenses e vem transformando a vida de centenas de jovens. “Para este momento em que estamos vivenciando uma dificuldade econômica no mercado de trabalho, decidimos ofertar cursos que incentivassem a autonomia e o empreendedorismo dos nossos jovens. Temos visto várias histórias de alunos que saíram dos nossos cursos investindo em seus próprios negócios e conseguiram se destacar no mercado de trabalho”, destaca Silvana Rodrigues.

Rodrigo Mendes (25) também faz parte da turma de Cabeleireiro e conta que já trabalha por conta própria como barbeiro. “Decidi procurar o curso para aprimorar meus conhecimentos. Por enquanto, trabalho em casa, mas com todo este aprendizado técnico, teórico e prático que estou recebendo no curso tenho certeza que posso procurar emprego em salões maiores para assim ganhar mais experiência na minha área de atuação”, explica o jovem.

O curso da linha de ação Jovem Bolsista tem duração de três meses e as turmas em andamento se encerram no próximo 19 de abril. São contemplados no Bolsista, jovens entre 15 e 29 anos, em situação de risco e/ou vulnerabilidade social que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio em escola da rede pública. Entre os benefícios estão lanche, material didático, fardamento e bolsa capacitação no valor mensal de R$ 100, pago durante três meses. A qualificação profissional tem duração de 240 horas. As capacitações são ofertadas em parceria com os municípios e associações de cada localidade.

Serviço

Informações: (85) 3101.1559
E-mail: primeiropasso@sps.ce.gov.br