Estação do Praia Acessível em Fortaleza tem novos dias de funcionamento

13 de abril de 2022 - 14:19 # # # # # #


A Estação de Fortaleza do projeto Praia Acessível, que possibilita o banho de mar e o acesso à praia para pessoas com deficiência física, idosos ou com mobilidade reduzida, está com novo cronograma de funcionamento. Os atendimentos, antes realizados de quarta-feira a domingo, agora acontecem de terça-feira a sábado, das 9h às 13h. No feriado da Semana Santa, o serviço será ofertado normalmente até sábado.

“Como a movimentação mais intensa aos domingos, optamos por ampliar um dia na semana, facilitando a acessibilidade do nosso público”, explica a coordenadora de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (Copid) da SPS, Vyna Leite.

Implantado em Fortaleza em março de 2016, o equipamento fica localizado no Aterrinho da Praia de Iracema. O projeto foi idealizado pelo Governo do Ceará e atua sob a coordenação da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Copid. O intuito é possibilitar o acesso ao banho de mar assistido e garantir a inclusão e acessibilidade como direito para todes.

O serviço oferece espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, que possibilitam o acesso do público ao mar, além do suporte personalizado e seguro de cuidadores, com uso de equipamentos de proteção individual. O local dispõe, ainda, de tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, vôlei e frescobol adaptados e vagas de estacionamento específicas para o público participante.

Além de adultos com baixa mobilidade, o Praia Acessível também atende crianças com deficiência. O serviço integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, e foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade.

Estações

O Ceará hoje conta com quatro estações do Praia Acessível, em Fortaleza, Caucaia, Aracati e Aquiraz. Até o início de 2022, os equipamentos registraram 8.531 atendimentos

“Nesses quase seis anos de atendimentos pela Estação Praia de Iracema, pessoas de diversos locais, inclusive de fora do Estado, puderam ter a garantia do direito à acessibilidade, ao lazer, à intergeracionalidade e principalmente à inclusão social”, pondera a coordenadora da Copid, Vyna Leite. “São direitos garantidos por lei, mas que muitos não veem aplicados na realidade. A Estação Praia Acessível não traz só a possibilidade do banho de mar, mas a concretização da inclusão social”, conclui.

Serviço

Praia Acessível na Praia de Iracema
Funcionamento: De terça-feira a sábado, das 9h às 13h
Agendamento pelo e-mail acessibilidade@setfor.fortaleza.ce.gov.br ou na Estação de Fortaleza, na Avenida Beira Mar, 848
Endereço Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata, ao lado do Aterrinho, em Fortaleza