CeArt Itinerante leva atendimentos a região Centro-Sul

Texto e fotos:
Bia Ferro Gomes

Ação acontece de 26 a 29 de abril em Cedro, Iguatu e Quixelô

Para descentralizar os serviços da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promove mais uma edição da CeArt Itinerante. De 26 a 29 de abril, a iniciativa estará nos municípios de Cedro, Iguatu e Quixelô, na região Centro-Sul para levar aos artesãos serviços como oficinas, cadastro e renovação das identidades artesanais, certificação de produtos, palestras, exposição e venda de peças.

A ação leva a diversos municípios serviços para ampliar o atendimento e profissionalização de artesãos, como explica a titular da SPS, Onélia Santana. “Queremos que os artesãos do interior do Ceará também tenham acesso aos benefícios oferecidos pelo Governo do Estado. Atualmente, estamos com seis espaços de comercialização e a loja online para valorizar ainda mais o artesanato cearense, ampliando as vendas e a visibilidade dos artesãos da capital e do interior do Ceará, para todo o Brasil e para o mundo”, destaca a secretária. A Ceart Itinerante já passou pelos municípios de Aracati, Icapuí, Sobral, Brejo Santo, Missão Velha, Barbalha e Caucaia.

Por meio da emissão de identidades artesanais, a SPS reconhece a legitimidade do artesanato e traz benefícios como a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda de produtos e a capacitação em cursos gratuitos de aprimoramento e atualização de técnicas.

Para se cadastrar no Programa de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo do Artesanato e receber a identidade artesanal, os interessados devem comparecer com documentação (RG, CPF e comprovante de residência), um produto pronto na tipologia e técnica na qual pretende se cadastrar e material para realizar o teste de habilidade, que é a confecção presencial do produto desde o início.

No total, aproximadamente, 36 mil artesãos e/ou entidades artesanais estão cadastrados e 86 entidades artesanais ativas na Central de Artesanato do Ceará. De 2015 a 2021, 31.010 artesãos participaram de capacitações para o fortalecimento do artesanato e assessoramento técnico de melhoria da qualidade artesanal. No mesmo período, a CeArt já intermediou a comercialização de 422.022 peças artesanais, movimentando mais de R$ 13,7 milhões em vendas.

Projeto CeArt Itinerante

Cedro
Terça-feira, 26 de abril – Das 8h às 16h
Local: Travessa Liberato Moacir de Aguiar, s/n – Centro
(Em frente à Prefeitura Municipal)

Iguatu
Quarta-feira, 27 de abril – Das 10h às 16h
Local: Praça da Matriz – Centro

Quixelô
Quinta-feira, 28 de abril – Das 13h às 17h
Sexta-feira, 29 de abril – Das 9h às 11h
Local: Travessa Pedro Gomes, s/n
(ao lado do Centro Cultural)

Oficinas;
Palestras em parceria com o Sebrae;
Cadastro e Renovação das Identidades Artesanais;
Certificação de Produtos;
Orientações CeArt sobre as ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Desenvolvimento do Artesanato;
Exposição e venda de Produtos das diversas tipologias artesanais;