Luta pela igualdade e defesa dos direitos da mulher é tema de palestra no Dia Nacional da Mulher

27 de abril de 2022 - 16:48 # # # # #

Celebrado em 30 de abril, o Dia Nacional da Mulher reflete não apenas as conquistas, mas também as lutas, direitos e questões cotidianas para igualdade de gênero. Em alusão a data, a Casa da Mulher Brasileira (CMB) promove, na próxima sexta-feira (29), a palestra “A luta pela igualdade e defesa dos direitos da mulher”. O evento acontece no auditório da CMB (Rua Tabuleiro do Norte com Rua Teles de Sousa, Couto Fernandes), a partir das 9h.

“O objetivo é oportunizar debates e reflexões sobre a luta pela igualdade e defesa dos direitos da Mulher, além de mobilizar e sensibilizar todas e todos para a necessidade do respeito e valorização desses direitos na sociedade, como forma de combate ao sexismo, à misoginia e a todos os tipos de discriminação contra nós mulheres”, ressalta a coordenadora da Casa, Daciane Barreto.

Referência no acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência doméstica e intrafamiliar, a Casa da Mulher Brasileira promove, também, cursos, capacitações, estudos, pesquisas e avaliações sobre a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Gerido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o equipamento foi inaugurado em 2018 e, desde sua implementação, já realizou 129.483 atendimentos, uma média diária de 95,91.

A palestra é voltada para o público geral, com ênfase nas mulheres. O momento será ministrado pela juíza de Direito Titular do 2º Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Fortaleza, Germana Lopes Azevedo.

Dia da Mulher

Instituído pela lei 6.971, de 1980, o Dia Nacional da Mulher faz referência ao nascimento de Jerônima Mesquita, líder do movimento feminista no país e fundadora do Movimento Bandeirante. “O movimento se apresentava como uma proposta de educação pioneira, por acreditar na importância da mulher em assumir um papel mais atuante nas mudanças da sociedade”, explica Daciane.

Jerônima foi, ainda, uma das pioneiras na luta pelo direito ao voto feminino e esteve envolvida na criação do Conselho Nacional das Mulheres. “Apesar de pouco difundida, a data tem sua relevância histórica na luta das mulheres e da sociedade para combater todos os tipos de discriminação contra o gênero feminino. A luta pela igualdade e de defesa dos direitos da mulher é presença marcante na história para denunciar o machismo, as violências e reforçar a necessidade de respeito e valorização dos direitos das mulheres na sociedade”, finaliza.

Serviço

Palestra “A luta pela igualdade e defesa dos direitos da mulher”
Quando: 29 de abril, 9h
Onde: Auditório da Casa da Mulher Brasileira. Rua Tabuleiro do Norte, s/n – Couto Fernandes.