SPS promove curso para aperfeiçoar acolhimento nas residências inclusivas

27 de abril de 2022 - 17:02 # # # # #

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) está promovendo curso de capacitação com 140 profissionais, cuidadores, técnicos e coordenadores das seis residências inclusivas para abrigamento de pessoas com deficiências cognitivas e físicas. O objetivo é promover o alinhamento das atividades e aprimorar o atendimento, atenção e os cuidados dedicados aos 82 jovens e adultos, com idades entre 18 e 59 anos, acolhidos nas casas.

O curso estão sendo realizado no período de 25 a 29 deste mês, dividido em duas turmas. As residências inclusivas viabilizam a promoção de atividades de inserção e inclusão social das pessoas com deficiência, o fortalecimento de vínculos comunitários, mais oportunidades de convivência, de lazer, cultura e autonomia dos residentes, de forma articulada com a rede socioassistencial. Em dezembro passado, a SPS certificou 170 cuidadores e trabalhadores domésticos das seis casas.

A coordenadora da Proteção Social Especial da SPS, Mônica Gondim, destaca o significado e importância dos cursos. “Nosso público é especial, são jovens e adultos com deficiências cognitivas graves, sem famílias, e que necessitam de atendimento institucional do Estado, diuturnamente”, destaca.

Trabalho humanizado

“Essa é mais uma capacitação continuada que promovemos com a equipe técnica, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e pedagogos, cuidadores e coordenadores, para revermos as rotinas de trabalho e os planos de atendimentos individuais (Pias). A formação é fundamental para o desenvolvimento do trabalho humanizado nas residências”, acrescenta Mônica Gondim.

Há dois anos trabalhando na Residência Inclusiva 5, a cuidadora Maria Joelma descreve a oportunidade do curso à melhoria da qualificação profissional do grupo. “Esse é um momento de qualificação profissional e de reflexão sobre o que fazemos e no que podemos melhorar. Nossos acolhidos sofreram muitas rejeições, de familiares e da sociedade. São pessoas que precisam e merecem nossa atenção e dedicação integrais”, ressalta.

“É um trabalho desafiador, mas muito gratificante. Promover a inclusão social, o reconhecimento, nem sempre fácil, da família e da sociedade, e o acolhimento da rede socioassistencial são desafios diários que conquistamos todos os dias”, acrescenta o psicólogo Thiago do Nascimento.

Os cursos são realizados em parceria com a Associação dos Moradores do Conjunto Tancredo Neves (AMCTN) e em conformidade com os padrões definidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a Politica Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.