Casa da Mulher Brasileira promove programação alusiva ao Dia das Mães

5 de maio de 2022 - 15:52 # # # # # #

O evento acontece nesta sexta-feira (6), com apresentação cultural, palestra e entregas de kits para mulheres atendidas

Celebrado em maio, o Dia das Mães não é só um momento de homenagem, mas um espaço para reflexão sobre os papéis, locais e personificações construídas sobre as mulheres na sociedade. Em alusão à data, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promove, nesta sexta-feira (6), uma palestra sobre Saúde da Mulher e Autocuidado. O evento acontece a partir das 9h, no auditório da Casa da Mulher Brasileira (CMB), que fica na rua Tabuleiro do Norte, s/n, bairro Couto Fernandes, em Fortaleza, e contará, também, com apresentações culturais, roda de conversa e a entrega de kits de higiene pessoal para as participantes.

Daciane Barreto, coordenadora da CMB, explica que o objetivo é ressignificar a data, trazendo à tona o protagonismo da mulher na sociedade e suas lutas pela liberdade e igualdade de gênero. “Precisamos falar sobre maternidade dentro do contexto atual. O Dia das Mães não é bem uma data para vender perfume, mas é um dia destinado, principalmente, a vender a ideia da supermãe e da supermulher. A sociedade patriarcal, machista e misógina nos coloca a ideia de que precisamos sempre seguir esse ideal, e que se não conseguirmos, a culpa é exclusivamente nossa, porque não nos esforçamos o bastante”, ressalta Daciane.

“Essa imagem de supermãe naturaliza a injusta divisão de tarefas, as responsabilidades com os trabalhos domésticos, na manutenção do relacionamento. Ou seja, naturaliza a exaustão, a solidão e a exploração. Isso nos adoece. Então, nessa discussão, nós tentamos fazer essa desconstrução do mito da supermulher e da supermãe”, completa.

O evento é promovido pela Secretaria-Executiva de Políticas para Mulheres, através da Casa da Mulher Brasileira do Ceará. O momento é aberto ao público e contará com participação das mulheres assistidas pelo equipamento e de representações das instituições e da sociedade civil.

Saúde da mulher

A programação tem início às 9h, com solenidade e apresentação cultural de
Gina Emanuela e Rilvas Silva. Na sequência, acontece a palestra “Saúde Mental da Mulher e Autocuidado: a importância de olhar para si mesma”, ministrada pela professora e psicóloga do Núcleo de Atendimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência da Uece (NAH), Lise Mary Soares Souza.

“A questão da saúde mental é muito atual, principalmente agora, nesse período de pandemia, que veio escancarar mazelas como a tripla jornada, o desemprego, o cuidado com a família e a violência, que aumentou consideravelmente”, reflete Daciane. “Somos ensinadas a cuidar das pessoas que nos cercam, mas ficamos em segundo plano. É preciso discutir essas questões e também perceber nossas necessidades”, conclui.

O momento será seguido por uma roda de debates, e encerrado com a entrega de 138 kits de higiene pessoal, para mulheres atendidas pela Casa. A ideia é chamar atenção para o tema e possibilitar o autocuidado ao grupo.

Serviço

Dia das Mães na Casa da Mulher Brasileira
Quando: 6 de maio, às 9h
Onde: Auditório da Casa da Mulher Brasileira – Rua Tabuleiro do Norte, s/n, Couto Fernandes, Fortaleza