SPS inicia grupo de apoio para colaboradoras sobre maternagem

9 de maio de 2022 - 16:33 # # # #

Servidoras e colaboradoras da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) poderão fortalecer suas redes de apoio como mães no próprio ambiente de trabalho. Em ação alusiva ao Dia das Mães, a titular da SPS, Onélia Santana, anunciou a criação de um serviço de apoio social e psicológico às trabalhadoras e mães da SPS. Serão rodas de conversa para discutir as muitas faces da maternidade.

O primeiro encontro está previsto para a próxima segunda-feira (16), e terá como tema “Mulheres e os desafios da vida moderna: Como cuidar do bem-estar físico e mental”.

“É uma alegria muito grande homenagear as mães cearenses. Mães trabalhadoras que, além de todas as atribuições domésticas, do dia-a-dia, acordam cedo, cuidam das crianças, saem para o trabalho e retornam, no fim do dia, para reencontrar a família e os filhos e filhas, com todo o amor e dedicação. A todas as mães, peço uma salva de palmas”, saudou Onélia Santana.

A secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Denise Aguiar, também homenageou todas as mães da SPS. “Que felicidade poder está aqui, cercada por mães tão comprometidas com as causas da mulher, da infância e da família. É preciso ter um coração valente, dedicado, para abraçar e assumir essa dádiva divina de ser mãe e, ao mesmo tempo, lutar e defender as causas da mulher, da infância e da família”, acrescentou.

A psicóloga, graduada em Psicopatologia Clínica, Adriana Dall´Olio, destacou a pluralidade da função materna e do processo de mudança, de adaptação da mulher, da condição de filha à maternidade. “Maternidade é uma construção, é plural, embora o amor dedicado a cada filho seja singular. Precisamos lembrar e valorizar, sempre, esse trabalho maternal invisível, diário, de cuidar do lar e da família, realizado pelas mães, cada uma com sua experiência, vivência, desejos e necessidades”, ressaltou.