Complexo Mais Infância: Alunas certificadas encontram ponto de partida para futuro profissional

11 de maio de 2022 - 08:05 # # # # #

Ascom SPS
Texto:
Rafaela Leite

Inícios, recomeços e oportunidades foram algumas das palavras utilizadas pelas alunas do Complexo Social Mais Infância João XXIII, durante a cerimônia de certificação nos cursos de Cabeleireiro, Design de Sobrancelhas e Fotografia. “Este é um momento muito significativo”, disse a concluinte do curso de Cabeleireiro, Priscila Clemente, 30, que encontrou no Complexo um ponto de partida para projetos e conquistas, que começam desde já. “Eu já trabalho na área da beleza, com bronzeamento, mas em quatro anos de profissão, eu não tinha conseguido juntar dinheiro para fazer mais cursos, porque eu tenho um filho, que eu crio sozinha. Então é difícil, enquanto mãe solo, você tirar um dinheiro da casa para investir em cursos. Para mim está sendo uma oportunidade incrível”, conta.

A cerimônia foi realizada na manhã desta terça-feira (10), homenageando os 70 concluintes na unidade. À tarde, outros 34 alunos foram certificados na unidade do Cristo Redentor.

Talyta de Oliveira, 22, é mãe de gêmeos, de dois anos de idade. “É ótimo ter um espaço como esse, porque nem todo mundo tem condições. Um curso nessa área é muito caro e, para muitas pessoas, acaba não sendo uma opção. Além disso, muita gente precisa trabalhar, mas também não pode trabalhar fora, porque tem crianças. Então é uma oportunidade para cada um começar e desenvolver no seu tempo”, reflete.

Com kits instrumentais na mão, ela já visualiza os próximos passos. “Eu amei a formação e pretendo continuar me capacitando aqui no Complexo. Quero continuar na micro e no curso de cílios, me aperfeiçoando. Eu estava só esperando pelo kit para começar a trabalhar em casa mesmo”, conclui.

Durante a cerimônia, Rebecca Cortez, coordenadora da Inclusão Social da SPS, parabenizou as concluintes. “Vocês já fizeram uma escolha na vida de vocês, escolheram entrar nesse curso, se qualificar. É uma escolha que não pode parar. Quando escolhemos entrar no caminho da educação, do trabalho, precisamos cada vez mais nos qualificar. E é por isso que tentamos ofertar para vocês não só um curso básico inicial, mas tentamos dar continuidade, com outras opções de cursos relacionados, aperfeiçoamento”, pontua.

Certificações

Ainda na terça-feira (10), foram certificados 34 alunos através da unidade do Cristo Redentor. Os cursos foram realizados entre dezembro de 2021 e abril de 2022, com cargas que variam entre 40 e 160 horas/aula. O momento acontece em parceria com o Instituto Maria Da Hora (IMH), que executa os cursos nas unidades.

Sobre os Complexos

Coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), os Complexos Sociais Mais Infância são espaços de transformação social para pessoas de todas as idades. Além dos cursos de qualificação profissional, o equipamento disponibiliza atividades educacionais, esportivas, culturais e de geração de renda.