SPS certifica 2.208 novos profissionais e anuncia mais 5.498 vagas nos CITS, neste ano

13 de maio de 2022 - 08:49 # # # # # #

“Inclusão social existe. O trabalho vale a pena. Hoje estou feliz, trabalhando e pagando minhas contas, com dignidade, que é o mais importante. E foi o CITS que me abriu portas, que me permitiu sair das ruas e me reencontrar. Sou só gratidão”. A declaração é de Ana Beatriz Silva, mulher trans, 46 anos, uma dos 2.208 novos profissionais, capacitados nos sete Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), em 2021, e que receberam, hoje, seus certificados de conclusão de cursos de qualificação profissional.

Assim como Ana Beatriz, que encontrou no Curso de Inglês do CITS José Walter a ferramenta que precisava para trabalhar com vendas de artesanato e lidar com as redes sociais, Graziela Medeiros Campos, 34 anos, também recebeu seu certificado hoje, e já faz planos para o futuro. “Trabalhava como operadora de marketing e queria ampliar meus conhecimentos, criar oportunidades no mercado de trabalho. O curso de Recepcionista e Auxiliar de Secretaria foi ótimo. A equipe de apoio e os professores são excelentes. Tão bons que me motivaram a fazer uma capacitação em marketing. Agora, não paro mais”, exclamou.

Os certificados foram entregues pelo secretário Executivo de Proteção Social, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Francisco Ibiapina; pela coordenadora de Inclusão Social, da SPS, Rebecca Cortez; e pelo coordenador geral dos CITS, Nertan de Oliveira. Em formato híbrido, o evento contou com as presenças de 14 jovens formandos, no auditório da SPS, e dos demais concludentes, por meio de live realizada pelo Instagram @spsceara.

Francisco Ibiapina destacou a garra e o potencial dos novos concludentes como caminho e ingresso à vida profissional. “É uma honra para a SPS, para o Estado, poder promover qualificação profissional, atividades esportivas e culturais e inclusão social à nossa juventude, e vê-los concluindo seus cursos e perseguindo seus objetivos, por meio da educação e da capacitação”, declarou.

Do total de concludentes, 730 receberam certificados de qualificação profissional; 497 de capacitação profissional; 518 de habilitação em oficinas de aperfeiçoamento; e 463 em oficinas de inclusão social e produtiva. Outras 76 pessoas receberam declarações de participação, por cumprimento de 65% da carga horária e obtenção de desempenho satisfatório nas ações de Formação Inicial e Continuada.

Novas vagas

O secretário anunciou, para 2022, a oferta de mais 3.643 vagas de capacitação laboral e 1.848 para atividades esportivas e culturais, nos CITS, totalizando 5.498 novas oportunidades de engajamento social e crescimento profissional. E lembrou que, em 2021, a SPS qualificou 35 mil pessoas, jovens e adultos, por meio dos vários projetos que desenvolve. “A única forma de termos uma sociedade mais justa e digna para todos é por meio da educação e da qualificação profissional. Esse é o caminho à inclusão social. Esse é o nosso propósito maior”, acrescentou Rebecca Cortez. Desejo que vocês não parem, não desistam nunca”, concluiu.

O mesmo sentimento de entusiasmo foi expresso pelo formando do curso de Cuidador, no CITS São Bernardo, em Messejana, Ismael Maciel, e pela oradora dos concludentes, Dorys Hévia Ferreira. “Que o CITS nunca pare. Esse é um projeto empreendedor, próprio para quem quer mudar o seu destino acadêmico e de vida. Somos só gratidão”, agradeceu Hévia. “Esse é um projeto grandioso porque nos proporciona conhecimentos social e tecnológico”, complementa Ismael.

Os cursos são ofertados nos segmentos de marketing e vendas, logística, Libras básico, artesanato, auxiliar de recursos humanos, instalador predial, organizador de festas infantis, línguas, cake design e primeiros socorros, com foco na capacidade empreendedora e de trabalho dos cearenses. “O projeto CITS tem características bem relevantes, que impactam, positivamente, na qualificação profissional dos jovens, mas envolvem toda a família e a comunidade, a partir do resgate da autoestima e expansão dos objetivos de vida e sonhos dos participantes”, destaca Nertan de Oliveira.

Os cursos são executados pelos CITS, em parceria com o Centro de Formação e Inclusão Social Nossa Senhora de Fátima. As unidade estão distribuídas, estrategicamente, nos bairros Mucuripe, Aerolândia, Parque São José, Jangurussu, Conjunto Ceará, José Walter e São Bernardo, em Messejana, áreas com elevados índices de vulnerabilidade social.