Municípios do Sertão Central e Sertão de Canindé receberão atendimentos da CeArt Itinerante

30 de maio de 2022 - 15:45 # # # #

Ascom SPS
Texto e fotos:
Bia Ferro Gomes

Senador Pompeu, Pedra Branca e Madalena terão ação voltada aos artesãos, a partir de 31 de maio

No período de 31 de maio a 3 de junho, os artesãos do Sertão Central e Sertão de Canindé terão acesso aos principais serviços da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) na região. A iniciativa da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da CeArt, leva oficinas, cadastro e renovação de identidades artesanais, certificação de produtos, palestras e exposição de peças de diversas tipologias artesanais aos municípios do interior do Estado. Os municípios de Senador Pompeu, Pedra Branca e Madalena serão os próximos a receberem a ação.

A CeArt Itinerante promove em diversos municípios um mutirão de serviços para ampliar o atendimento e profissionalização de artesãos. “Queremos que os artesãos do interior do Ceará também tenham acesso aos benefícios oferecidos pelo Governo do Estado. Atualmente, estamos com seis espaços de comercialização e a loja online para valorizar ainda mais o artesanato cearense, ampliando as vendas e a visibilidade dos artesãos da capital e do interior do Ceará, para todo o Brasil e para o mundo”, destaca a secretária da SPS, Onélia Santana. A Ceart Itinerante já passou por treze municípios do Estado, desde o lançamento, em outubro de 2021: Aracati, Icapuí, Sobral, Brejo Santo, Missão Velha, Barbalha, Caucaia, Cedro, Iguatu, Quixelô, Jaguaribe, Jaguaribara e Jaguaretama.

Por meio da emissão de identidades artesanais, a SPS reconhece a legitimidade do artesanato e traz benefícios como a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda de produtos e a capacitação em cursos gratuitos de aprimoramento e atualização de técnicas.

Para se cadastrar no Programa de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo do Artesanato e receber a identidade artesanal, os interessados devem comparecer com documentação (RG, CPF e comprovante de residência), um produto pronto na tipologia e técnica na qual pretende se cadastrar e material para realizar o teste de habilidade, que é a confecção presencial do produto desde o início.

No total, aproximadamente, 36 mil artesãos e/ou entidades artesanais estão cadastrados e 86 entidades artesanais ativas na Central de Artesanato do Ceará. De 2015 a 2021, 31.010 artesãos participaram de capacitações para o fortalecimento do artesanato e assessoramento técnico de melhoria da qualidade artesanal. No mesmo período, a CeArt já intermediou a comercialização de 422.022 peças artesanais, movimentando mais de R$ 13,7 milhões em vendas.

Serviço

Projeto CeArt Itinerante

Senador Pompeu
Terça-feira, 31 de maio – 9h às 16h
Local: Biblioteca Pública Maria Altamir Borges de Macêdo – Centro
Rua Francisco Leandro, s/n

Pedra Branca
Quarta-feira, 1º de junho – 8h às 15h
Local: Rua José Joaquim, 10
(Em frente à Prefeitura)

Madalena
Quinta-feira, 2 de junho – 8h às 15h
Sexta-feira, 3 de junho – 8h às 11h
Local: Praça da Matriz

Serviços

Oficinas;
Palestras em parceria com o Sebrae;
Cadastro e Renovação das Identidades Artesanais;
Certificação de Produtos;
Orientações CeArt sobre as ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Desenvolvimento do Artesanato;
Exposição de produtos das diversas tipologias artesanais;