Prevenção e Cuidado na CE: municípios recebem projeto para tratar de política sobre drogas

31 de maio de 2022 - 10:41 # # # # # #

Os municípios de Quixeré, Limoeiro do Norte, Tauá e Catarina recebem, nos dias 1, 2, 7 e 8 de junho, o projeto “Prevenção e Cuidado na CE”, uma ação de política sobre drogas, desenvolvido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). O projeto promoverá workshops, fóruns de debates e atendimentos itinerantes pelo Centro de Referência sobre Drogas (CRD), com ações de prevenção, orientação, apoio e cuidados para pessoas com problemas pelo uso de álcool e outras drogas, e em situação de vulnerabilidade social.

Coordenado pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, o projeto pretende melhorar o acesso de usuários de álcool e outras drogas aos serviços ofertados pelo Estado; estimular a formação de profissionais, estudantes e pessoas interessadas com a temática; e fortalecer a integração com os municípios.

A secretária-executiva de Política sobre Drogas, Rejane Sales, destaca o significado do projeto às comunidades do Interior cearense. “A proposta é ampliar os serviços voltados às políticas sobre drogas no interior, aproximando e viabilizando o acesso a essa temática pela comunidade, além de capacitar gestores públicos e profissionais da área para atuarmos juntos”, defende.

“Cada município tem um diferente realidade no que se refere à política sobre drogas. Essa ação itinerante nos permite dialogar com os atores, discutindo as peculiaridades de cada localidade”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana.

Nesta quarta-feira (1), o “Prevenção e Cuidado na CE” será desenvolvido em Quixeré e na quinta (2), em Limoeiro do Norte. No dia 7, as ações chegam a Tauá, e, no dia 8, a Catarina. A programação é semelhante nos quatro municípios.

Pela manhã, a partir das 8h, será promovido o Workshop Política sobre Drogas, voltado para profissionais das secretarias municipais e demais atores sociais interessados no tema. À tarde, às 14h, prefeitos, secretários e técnicos municipais se reúnem no Fórum Social de Políticas sobre Drogas, com representantes de classe e da juventude, iniciativa privada, empreendedores e trabalhadores.

Por meio de uma Unidade Móvel, equipada com consultório climatizado, a equipe multiprofissional do CRD fica localizada em uma área estratégica do município buscando um maior fluxo de pessoas para assim direcionar as ações à população. Além disso, busca-se identificar no território municipal parceiros para fortalecimento das políticas sobre drogas locais, potencializando ações dos serviços da rede de atenção e apoio dos municípios.