Centro de Profissionalização disponibiliza consulta de vagas e inserção no mercado de trabalho, para pessoas com deficiência

1 de junho de 2022 - 10:10 # # # #

Ascom SPS
Texto:
Rafaela Leite

O serviço é ofertado pela Unidade de Atendimento ao Trabalhador, no Cepid

Encontrar um novo emprego pode ser um desafio e, devido ao preconceito, capacitismo, ou mesmo desconhecimento, a iniciativa pode ganhar outras proporções para pessoas com deficiência. Com o intuito de auxiliar este grupo na busca e inserção socioprodutiva, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) oferece consulta de vagas de emprego e encaminhamento para o mercado de trabalho específico para pessoas com deficiência. Os serviços são realizados na Unidade de Atendimento ao Trabalhador, localizada no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid).

“A atuação da unidade é semelhante ao Sine: captamos a vaga junto às empresas, fazemos o cadastro do trabalhador e o encaminhamento dele para a empresa”, pondera a coordenadora do Cepid, Regina Tahim. “Somos hoje uma referência no Estado do Ceará, porque temos um atendimento direcionado para a pessoa com deficiência. Os trabalhadores se sentem à vontade aqui dentro, porque o prédio foi construído dentro do conceito de acessibilidade. Essa unidade foi totalmente projetada para isso e a equipe é dedicada para a colocação da pessoa com deficiência”, completa.

Ela também explica que a unidade oferece cursos de capacitação, direcionados para vagas disponíveis. “A gente analisa a demanda, o que a empresa está precisando mais naquele momento. Então, a gente atua nesse nicho da qualificação e inserção. Vê a demanda, capacita e depois volta para a empresa mostrando quem temos capacitados nessa área”.

Patrícia Cleane (50), conheceu o serviço da Unidade sete anos atrás, logo após perder parte da sua visão. “Tenho deficiência no olho esquerdo, não enxergo 100%. Logo que começou, eu fui no Instituto dos Cegos, fiz uns exames bem profundos, e lá o médico me deu uma documentação como homologada. Foi daí que eu já ouvi falar do Cepid”, conta. “Já estava com um ano que eu não trabalhava. Aí fui lá no Cepid ver se tinha carta pra mim. Fiz o cadastro e, na semana seguinte, retornei com uma carta de recomendação para o Sopai, Hospital Infantil Filantrópico. Faz cinco anos que estou aqui, na área de higienização”.

Acompanhamento

Após a inserção do profissional, a Unidade também realiza um processo de acompanhamento. “Nós visitamos a empresa e pegamos um feedback dela, de como aquele trabalhador está se adaptando à vaga, e um feedback também do trabalhador, de como ele está sentindo a equipe da empresa com relação a ele. Se está tendo algum bullying, se está tendo alguma ação de capacitismo. Esse processo do pós-colocado é uma característica própria do Cepid”, pontua Regina.

Existem também ações voltadas para empresas, com visitas para apresentar o Centro e captação de vagas a partir dos serviços oferecidos pelo Cepid. O Centro tem três áreas de atuação: capacitação, inserção no mercado de trabalho e esporte.

Serviço

Os serviços estão disponíveis no Centro (Rua Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará
Funcionamento: 7h30 às 12h e 13h às 17h.
Contato: (85) 3101.2653 / 3101.2654
E-mail: centrodeprofissionalizacao@gmail.com