Comunidades do Passaré e Quintino Cunha recebem Ação Integrada de Proteção Social e Cidadania no mês de junho

3 de junho de 2022 - 15:01 # # # # # # #

Comunidades dos bairros Passaré e Quintino Cunha recebem, neste mês de junho, serviços de lazer, esporte e cidadania, através do projeto Ação Integrada de Proteção Social e Cidadania. As atividades iniciam na próxima segunda-feira (6), no Espaço Viva Gente (Av. Maria Mirtes Pereira, 1010 – Passaré), com serviços de emissão de documentação civil, saúde, nutrição, palestras educativas e orientações sobre capacitação e empregabilidade. O evento acontece gratuitamente, das 8h às 16h, contemplando pessoas de todas as idades.

Os serviços são ofertados pelas coordenadorias da Proteção Social Básica e de Cidadania, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Desde o início do projeto, já foram realizados 6.035 atendimentos, em ABCs, Centros Comunitários e Complexos Sociais Mais Infância de nove bairros da Capital. No dia 10, comunidades do entorno do Centro Comunitário São Francisco também serão beneficiadas pelo projeto.

“A ação integrada é uma iniciativa intersetorial e interinstitucional, desenvolvida nas comunidades em que a SPS tem equipamentos. A ideia é aproximar e facilitar o acesso a projetos públicos de socialização infantojuvenil e de integração familiar e comunitária, para quem mais precisa”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana.

EVG

Entre as atividades culturais no Espaço Viva Gente estão pintura corporal; pintura em unhas; pintura em gesso; oficina de EVA; distribuição de mudas; apresentações culturais; contação de história; e empréstimo de livros na BiblioSesc.

Serão ofertados, ainda, serviços de saúde e bem-estar como corte de cabelo; design de sobrancelhas; orientação nutricional; serviços odontológicos; aferição de pressão arterial e teste de glicemia; massoterapia; e vacinação contra H1N1.

O Caminhão do Cidadão estacionará no espaço, levando serviços de emissão de RG, 1ª via do CPF e folha corrida. O Sindiônibus ofertará a emissão de Bilhete Único, Carteira do Idoso e passe do Bicicletar. Haverá, também, atendimento com conselheiros tutelares e atendimento socioassistencial.

Também serão realizados bate-papos sobre arboviroses; escovação dental; alimentação saudável; atendimento socioassistencial; e endemias.

CC São Francisco

Já no Centro Comunitário São Francisco, serão realizadas apresentações culturais de capoeira e zumba; serviços do Caminhão do Cidadão; Cadastro Único; e balcão de Emprego.

Saúde e bem-estar serão ofertados através de orientação nutricional; serviço de cabeleireiro; design de sobrancelhas; limpeza de pele; resgate de autoestima: terapia integrativa; vacinação e aferição de pressão.

Técnicos da SPS ministrarão palestra o enfrentamento ao tráfico de pessoas, Meu primeiro emprego e como ser Jovem Aprendiz

Ação Integrada de Proteção Social e Cidadania

Espaço Viva Gente