CeArt Itinerante realiza mais de 1,2 mil atendimentos em 16 municípios

9 de junho de 2022 - 12:08 # # # # # #

Texto e fotos:<

Há mais de 40 anos atuando como artesão, o mestre da escultura em madeira Vamirez Argemiro, 54, recebeu com alegria a equipe da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) em sua oficina durante as ações da CeArt Itinerante, em maio, em Senador Pompeu, município distante 280 quilômetros de Fortaleza. O mestre e os demais artesãos da oficina, que trabalham principalmente a arte sacra na madeira, renovaram a identidade artesanal para poder fornecer suas peças para as lojas CeArt. A ação é realizada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, por meio da CeArt.

“A iniciativa de vir até onde estão os artesãos, fazer as carteiras para podermos expor nossos trabalhos em nível estadual e nacional vai ajudar muito o artesanato do nosso município”, ressalta. “O artesanato foi a alternativa encontrada para vencermos financeiramente já que nosso município não possui vocação turística”, explica o artesão que possui trabalhos reconhecidos em diversos estados do País.

A Ceart Itinerante já passou por 16 municípios de oito regiões do Estado, desde o lançamento, em outubro de 2021. No total, 1.244 artesãos do interior do Ceará foram beneficiados pela ação que dá acesso aos benefícios oferecidos pelo Governo do Estado. Os atendimentos acontecem dentro de uma carreta equipada e adaptada para garantir a qualidade dos serviços.

A CeArt Itinerante tem levado oficinas, cadastro e renovação de identidades artesanais, certificação de produtos, palestras e exposição de peças de diversas tipologias artesanais aos municípios do interior do Estado fortalecendo o setor artesanal nas diversas regiões do Ceará.

“O Governo do Ceará tem pensado em uma série de ações para fortalecer o artesanato do Estado. A CeArt Itinerante é uma forma de mostrar aos artesãos esses benefícios, e facilitar o acesso a eles”, pontua a titular da SPS, Onélia Santana. A secretária antecipa que, em junho, cinco municípios devem receber a equipe da CeArt: Paraipaba e Trairi, na região de Grande Fortaleza, Amontada, no Vale do Curu, e Uruoca e Jijoca de Jericoacoara, no Litoral Norte do Ceará.

Durante as ações também são realizadas oficinas em diferentes tipologias e técnicas como confecção de flores de palha de milho, trançado em palha de carnaúba, modelagem em argila, crochê, filé, bordado e xilogravura, entre outras. As palestras, em parceria com o Sebrae, abordam temas como Gestão de Negócios, Redes Sociais, Marketing e Empreendedorismo. O setor de Certificação da CeArt também garante o acesso dos artesãos à curadoria, certificação do Selo CeArt e consequente venda de produtos para as lojas. “São os serviços da CeArt mais próximos do artesão de todo o Estado, fortalecendo o setor e melhorando a competitividade, sustentabilidade e renda de diversas famílias do interior do Ceará”, destaca a coordenadora do Artesanato, Patrícia Liebmann.

Municípios atendidos pela CeArt Itinerante entre outubro de 2021 e junho de 2022

1. Aracati (Litoral Leste)
2. Icapuí (Litoral Leste)
3. Sobral (Sertão de Sobral)