SPS e Cepod promovem a 1ª Conferência Estadual de Políticas sobre Drogas

13 de junho de 2022 - 15:05 # # # # #

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Cepod) promovem, no próximo dia 15, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza, a 1ª Conferência Estadual de Políticas sobre Drogas. A convenção será realizada das 8h às 17h, com o tema central “Drogas: Cuidados ou Repressão? Desafios e possibilidades da política atual sobre drogas do Ceará”.

A abertura do encontro contará com as presenças da titular da SPS, Onélia Santana, da secretária executiva de Políticas sobre Drogas, Rejane Sales, e de profissionais especialistas na área.

O objetivo da conferência é a construção compartilhada da política estadual sobre drogas, a partir do debate qualificado dos eixos sobre prevenção, cuidados e reinserção, controle social e redução da oferta, e educação permanente, estudos e pesquisas. A psicóloga Clarice Madruga, e o médico psiquiatra, Rafael Baquit, ministrarão as palestras da programação.

A secretária da SPS, Onélia Santana, destaca a complexidade social da política sobre drogas. “Acredito que a única forma do Estado trabalhar a problemática do uso e abuso de álcool e outras drogas é com uma ação integrada, de mãos dadas com a sociedade civil, com os movimentos sociais. São muitas particularidades a serem consideradas na construção dessa política”, ressalta.

O encontro reunirá 48 conselheiros estaduais e 74 delegados eleitos nas cinco conferências regionais preparatórias, realizadas neste ano, com 598 gestores e representantes de órgãos e entidades públicas e civis estaduais e municipais, do Ceará. “Essa Conferência representa um marco na política sobre drogas do Ceará. O Plano Estadual, que será construído a partir desse momento, tem como objetivo nortear as ações executadas pela SPS, bem como auxiliar os municípios na implementação e fortalecimento das políticas municipais”, sinaliza a secretária executiva de Politicas sobre Drogas, da SPS, Rejane Sales.

O conselheiro do Cepod, Ítalo Coelho, destaca que o Brasil precisa avançar em questões como apostar na repressão com dissuasão, não ter investimentos suficientes na prevenção e cuidados, e não aplicar integralmente a redução de danos. “Na Conferência Estadual vamos discutir formas de reversão deste quadro, e fomentar o debate à aplicação de políticas orientadas pelos direitos humanos, com prevenção, cuidado, redução de danos, respeito e dignidade”, complementa o conselheiro do Cepod, Ítalo Coelho.

Serviço

Evento: I Conferência Estadual de Políticas sobre Drogas
Data: 15 de junho                                                                                  
Local: Hotel Praia Centro
Endereço: Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema – Fortaleza-Ce
Horário: 8 às 17hs