VII Semana de Política sobre Drogas aborda o controle social na construção da Política sobre Drogas

21 de junho de 2022 - 11:11 # # # # #

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realiza, até a próxima sexta (24), a VII Semana Estadual de Políticas sobre Drogas com o tema “O papel do controle social na construção da política sobre drogas”. A ação é coordenada pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas.

Serão realizadas diversas ações para ampliar e enriquecer o debate sobre a prevenção de problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Também será um espaço de divulgação de práticas já desenvolvidas no Estado, por meio de webinários, workshop e mesas redondas, contando com a participação de especialistas na temática e municípios.

“Será uma semana de aprendizado e troca de conhecimentos. Temos uma rede de pessoas engajadas na política sobre drogas que trabalham com cuidado, prevenção e reinserção social. Mais do que expor nossas ações, desejamos aprimorar as políticas sobre drogas com inovação e foco na proteção social”, destaca a secretária executiva de Políticas sobre Drogas, Rejane Sales.

Durante toda a semana, haverá atendimento em pontos diversos da cidade para a população em situação de rua. Além da aplicação de teste que pode apontar a ocorrência de problemas em relação ao uso de álcool e outras drogas, a equipe da Unidade Móvel de Política sobre Drogas realiza um atendimento multidisciplinar, acolhendo e orientando que busca ajuda. A Estação percorrerá diversos pontos, como Terminal do Papicu e da Parangaba, Parque do Bisão, Praça da Bandeira, e o Viaduto da Borges de Melo.

Na terça (21), haverá o webinário “Experiências de estagiários nas políticas sobre drogas”, das 9h às 12h, com transmissão pelo YouTube da SPS. Na quarta (22), no Auditório da SPS, será realizado o workshop “Controle Social e equipe multiprofissional nas Políticas sobre Drogas”, com a participação de Regislânia Matheus, representante do Conselho Estadual de Direitos Humanos; José Maria Nogueira Neto, do Conselho Regional de Psicologia; Emilie Collin Silva, do Conselho Regional de Serviço Social; Maria Vilma Pereira, do Conselho Regional de Enfermagem; Neiva Vieira, professora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem – FFOE/UFC; e Natália Sousa Barros, do Núcleo de Estudos sobre Drogas da UFC (NUCED).

Também na quarta, o Shopping Benfica sedia exposição das produções do projeto + Papo + Atitude, das 10h às 18h. O objetivo é promover o conhecimento sobre uso de drogas, as políticas públicas e a participação familiar, comunitária e social.

No dia 23 de junho, o tema do webnário será “Experiências municipais nas Políticas sobre Drogas”. A Unidade móvel fará abordagens das 9h às 16h no terminal da Parangaba e no viaduto da avenida Borges de Melo. O encerramento ocorrerá no dia 24 de junho, das 9h às 16h, com o projeto Acolher, dessa vez no parque do Bisão, na avenida Beira Mar.