Novos membros do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Ceará são empossados

27 de junho de 2022 - 18:52 # # # #

Os 40 novos titulares e suplentes do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Ceará (CEDI/CE) foram empossados, na tarde desta segunda-feira (27), para a 10ª gestão, no biênio 2022-2024. A posse do novo colegiado foi conferida pelo secretário executivo de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Tadeu Lustosa, representando a titular da Pasta, Onélia Santana. A solenidade contou, ainda, com a presença da Assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais da Ceará, Zelma Madeira, e de representantes do Sistema de Justiça e conselheiros municipais.

Ao empossar os novos membros do CEDI/CE, Tadeu Lustosa lembrou que a violência contra a pessoa idosa ainda está entre as mais registradas no Observatório de Indicadores Social (OiSol), e que a união de esforços entre os entes públicos, os conselhos e a sociedade civil é necessária para enfrentar as violações de direitos desta população. “Precisamos construir pontes e fortalecermos a interiorização das políticas públicas em defesa e na promoção dos direitos e da vida dos nossos idosos; com apoio dos conselhos Estadual e municipais e dos municípios. Contem com a SPS e o Estado nessa parceria”, destacou.

Vinculado à SPS, o CEDI/CE é órgão permanente, consultivo e deliberativo paritário, composto por 20 representantes do poder público estadual e 20 da sociedade civil. O Conselho tem como objetivos apoiar, fiscalizar, mobilizar e avaliar as ações e políticas públicas direcionadas à defesa e promoção dos direitos da pessoa idosa. “Fazemos política pública não apenas para o idoso, mas com a participação do idoso. Nossas políticas públicas são pensadas e debatidas com a participação deles, em gestão compartilhada e de controle social”, acrescentou a Assessora Especial da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência da SPS, Vyna Leite.

Na mesma linha, o defensor público do Ceará e supervisor do Núcleo do Idoso, Daniel Leão, também defendeu maior unidade entre as diversas esferas de governo. “Vivenciamos a transição demográfica. Em breve teremos mais idosos do que jovens. Precisamos convergir e fortalecer as políticas públicas para o idoso, na Capital e no Interior”, pontuou. “Enquanto pessoa e Comissão acreditamos no trabalho coletivo, com instituições unidas e participação da população idosa”, complementou a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), Patrícia de Abreu.

“Este é um momento especial, de passarmos o bastão para que os novos conselheiros, assim como os atuais, continuem na luta e na defesa por uma velhice com saúde, confortável e digna para todos”; agradeceu a presidente do Conselho do Idoso, Maria Amélia Prudente. “A defesa intransigente dos direitos da pessoa idosa, mesmo nos períodos mais intensos da Pandemia, é o que faz este Conselho ser destaque em nosso País e modelo para os demais Conselhos Estaduais”, complementou a secretária-Executiva do CEDI/CE, Dalila Rodrigues.

Presidente e vice-presidente do Conselho serão eleitos pelos novos conselheiros na primeira reunião ordinária do Colegiado, em julho próximo. A Assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais da Ceará, Zelma Madeira, brindou os novos conselheiros com a palestra magna “Desafios contemporâneos à participação e controle social das políticas públicas”. Ao final, foram apresentadas as realizações da nona gestão do Conselho. A solenidade foi transmitida pelo canal do CEDI, no YouTube. Confira abaixo a relação dos novos conselheiros.

Representantes Governamentais:

Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos – SPS
Titular: Quitéria Clarice Magalhães Carvalho

Casa Civil
Titular: Elane Mendonça de Araújo Madeira
Suplente: Maria Zelma de Araújo Madeira

Representantes da Sociedade Civil:

Associação Cearense Pró-Idosos – Acepi
Titular: Walda Viana Brígido de Moura