Criando Oportunidades: Programa contempla indígenas com capacitação de doces e salgados

18 de outubro de 2022 - 17:33 # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco

Welton Anacé (26) foi criado com a avó, na aldeia Japuara, em Caucaia, a 33 km da Capital. Liderança indígena do Conselho de Juventude do Povo Anacé, ele conta que toda oportunidade de capacitação profissional que chega aos territórios indígenas é uma possibilidade de melhoria da renda familiar e um incentivo para empreender em um negócio próprio. Welton faz parte da turma de 20 alunos do curso de Doces e Salgados realizado através do Programa Criando Oportunidades.

“Nós formamos uma turma com jovens, adultos e idosos das aldeias Japuara (sede), Queimadas, São Sebastião, Pau Branco, Mangabeira e Serra. Todos que estão participando desta qualificação estão na busca por melhores condições de vida através da capacitação profissional. Todos os dias é uma luta pra nós, povos indígenas, seja contra o preconceito, seja pela nossa terra ou até mesmo nossa sobrevivência e, apostar nestas qualificações é uma forma de assegurar mais qualidade de vida para o nosso povo”, apontou Welton, que trabalha como intermediador de saúde na aldeia Japuara.

O Programa Criando Oportunidades é coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e atua em todo o Ceará, capacitando mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, trabalhadores em busca de emprego e grupos socialmente vulneráveis.

Onélia Santana, titular da SPS, destaca que o programa é uma ferramenta de inclusão social e profissional para as pessoas em situação de vulnerabilidade. “Nós estamos chegando aos territórios indígenas com cursos de qualificação profissional para que os jovens e adultos destes territórios possam aprimorar seus conhecimentos e ampliar suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho. A nossa ideia com este programa é literalmente criar oportunidades e diminuir assim as vulnerabilidades destas comunidades”, destacou a gestora.

Socorro Anacé (68) também mora na aldeia de Japuara e todos os dias sai às 6 horas da manhã da comunidade para sua vendinha, no centro de Caucaia. Ela conta que se inscreveu no curso para aprimorar seus conhecimentos culinários e dar uma guinada nas vendas. Dona Socorro vende bolos e salgados, mas só recentemente começou a produzir os próprios salgados, antes apenas revendia de terceiros. “Há uns dois meses comecei a fazer minhas próprias coxinhas e, quando soube do curso, logo me inscrevi para aprender as técnicas profissionais e os cuidados necessários na produção de doces e salgados, para assim, melhorar a renda de casa”, conta Socorro Anacé, que cuida de três netos pequenos.