Projeto Acolher chega à 20ª edição, levando serviços à população do bairro Floresta

27 de outubro de 2022 - 16:31 # # # # #

O Projeto Acolher chega à 20ª edição, nesta sexta-feira (28), levando ações e serviços de cidadania, saúde, qualificação profissional e meio ambiente ao bairro Floresta, em Fortaleza. Desenvolvido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o projeto atende a população em situação de extrema vulnerabilidade social.

Dezenas de ações e serviços serão ofertados pela SPS e diversos órgãos e entidades parceiras, no período das 9h às 16h, na Rua Carnaubal, 100, no bairro Floresta. A SPS levará a unidade móvel de Políticas sobre Drogas, com equipe multiprofissional para realizar abordagens de campo e fazer encaminhamentos à rede pública socioassistencial. O Caminhão do Cidadão realizará emissão de documentos para quem não possui RG e CPF.

Em paralelo, a equipe do Centro de Referência de Direitos Humanos (CRD) prestará serviços de atendimento psicossocial, e o Ônibus Lilás promoverá rodas de conversa sobre a Lei Maria da Penha, com orientações sobre os diversos tipos de violência doméstica, além de escuta qualificada para as mulheres presentes.

Também serão ofertados corte de cabelo, atividades lúdicas para crianças, através do Espaço Viva Gente. A Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT distribuirá material informativo sobre as ações do segmento no Ceará, e preservativos masculinos e femininos. Fará também atendimento jurídico, com informações sobre a retificação do nome social para pessoas trans. Haverá ainda atendimentos de saúde, com atualização do ciclo de vacinas, curativos, testes de Covid, aferição de pressão arterial e glicemia; e cursos profissionalizantes.

A Perícia Forense do Ceará (Pefoce) participa da ação, com coleta de DNA, para localizar pessoas desaparecidas. Já a Defensoria Pública do Ceará prestará orientações e encaminhamentos sobre garantia de direitos. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) doará mudas de plantas nativas, e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) fará cadastros e verificação de oportunidades e encaminhamento para vaga de emprego, além de prestar informações sobre CTPS Digital. A Prefeitura de Fortaleza também participará com ações e serviços da Funci, do Centro POP, enquanto o SESC ministra palestras sobre fatores de risco para câncer bucal e prevenção e diagnóstico ao câncer de mama. Veja relação completa dos serviços abaixo.

Serviço: Projeto Acolher
Data: 28/10/2022 (sexta-feira)