Em iniciativa inédita, SPS realiza encontro com empresas que vão selecionar pessoas trans para vagas de trabalho

10 de novembro de 2022 - 16:56 # # #

A seleção ocorrerá durante o encontro, no Centro de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, que fica na Rua Valdetário Mota, 970, Papicu

Em ação inédita, a Coordenadoria Especial de Politicas Públicas para LGBT da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), convida, empresas para participarem do Oportuniza Trans: Encontro sobre Empregabilidade para a População Trans, que acontecerá na próxima quarta-feira (16), no Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues. A ação iniciará a partir das 13h30h e seguirá até às 18h, e além de rodas de conversas e apresentações, serão realizadas seleções para vagas de emprego destinadas a pessoas trans.

Samilla Marques é coordenadora do Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues e explica que são muitas as travessias para existir e resistir como mulher trans.

“Para nós, pessoas trans, acessar o mercado de trabalho ainda é um desafio enorme, que vai desde o nome social até a forma como expressamos nossa identidade em ambientes institucionais. Muitas vezes, a empresa desiste de contratar uma pessoa trans por simplesmente ter que colocar o nome que ela se identifica no crachá. Parece simples, mas ainda são comportamentos que observamos no mercado de trabalho e que dificultam o nosso acesso a melhores oportunidades. E este encontro é justamente para romper com a transfobia e através do diálogo com as empresas fomentar um mercado cada vez mais inclusivo e com vagas que contemplem pessoas trans”, destaca a coordenadora.

A ação será realizada em parceria com o Ministério Publico do Trabalho do Ceará; o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT-CE); a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio); o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); o Serviço Social da Indústria (SESI); o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); a Secretaria da Educação do Ceará e o Instituto IJCPM, além de mais de dez empresas que confirmaram participação no evento.

O coordenador especial de Políticas para LGBT+ da SPS, Narciso Junior explica que a ideia é reunir os setores empresariais e da indústria, bem como a população trans, para que juntos possam dialogar sobre ações de empregabilidade e permanência da população trans no mercado de trabalho. “Nós teremos apresentações das empresas que já trabalham a inclusão de pessoas trans e LGBT+ no seu núcleo gestor e também vamos ouvir os depoimentos de pessoas trans que estão inseridas no mercado de trabalho através destas ações de incentivo do governo do Estado”, ressalta o gestor.

Narciso ainda pontua que a ação é resultado do compromisso do Governo do Ceará com a população LGBT+. “Ao longo desse tempo a frente desta política nós realizamos diversas ações tanto na Capital, quanto no interior. Através do Projeto Oportuniza Trans, que existe desde 2020, nós já realizamos workshops, debates e muitas ações para abrir espaço para as pessoas trans no mercado de trabalho”, complementa o coordenador.

“O emprego é uma forma de inserção social fundamental em nossa sociedade e discutir estratégias de inclusão e permanência da população trans no mercado de trabalho formal é ainda um desafio no Brasil. Então precisamos estimular a empregabilidade de pessoas trans para superarmos a violação de direitos que essa população ainda sofre diariamente e, este esforço precisa ser coletivo, com agentes do Estado, da sociedade civil e empresariado. Estamos firmando e fortalecendo este compromisso para que juntos possamos construir um Estado mais inclusivo, um Ceará de todes”, reforça a titular da SPS, Onélia Santana.

Serviço:
Oportuniza Trans: Encontro sobre Empregabilidade para a população Trans
Dia: 16 de novembro (Quarta-feira)
Horário: das 13h30 às 18h
Local: Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues – Rua Valdetário Mota, 970, Papicu