Acolher 2022: Maioria das demandas foram referentes à saúde

16 de dezembro de 2022 - 14:53 # # #

Em 26 edições realizadas neste ano, o Acolher atendeu mais de 20 mil pessoas, deste total, 63% são mulheres. Nas ações, foram realizadas 1.861 encaminhamentos de saúde e documentação através da Estação Móvel de Políticas sobre Drogas; 1.800 emissões de RG; 146 abordagens sobre registro tardio; 367 inscrições para cursos profissionalizantes; e 776 aplicações de vacinas, dentre outros atendimentos à população das periferias de Fortaleza. O Acolher destina-se a pessoas em vulnerabilidade social, incluindo a população em situação de rua e/ou superação de rua.

“O Acolher atende as demandas das nossas comunidades e só existe porque a secretária Onélia desafiou e mobilizou as diversas coordenadorias e órgãos para que pudéssemos levar os serviços de cidadania e diversas outras políticas públicas para as periferias de Fortaleza. Hoje, nós recebemos todos os dias uma quantidade enorme de solicitações das comunidades para que possamos levar o Acolher até seus territórios, e isto é resultado direto do nosso empenho para que este projeto desse certo”, destacou o assessor especial da Casa Civil, Cicero Cavalcante.

O Acolher oferta serviços, programas e benefícios por meio da integração de políticas públicas, a partir de uma construção coletiva, nas mais diversas áreas, de forma itinerante.

O projeto envolveu diversas coordenadorias da SPS, Secretarias da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Meio Ambiente (Sema), Pefoce, Centro de Referência de Direitos Humanos; Funci e Centro POP, da Prefeitura de Fortaleza, Defensoria Pública do Ceará e Creas de Fortaleza, SESC, dentre outras entidades parceiras.

O secretário-executivo de Política sobre Drogas, Sandro Camilo, avaliou que os resultados do Acolher continuarão sendo colhidos e, que a ideia é ampliar o projeto para que ele chegue em um número cada vez maior de bairros da Capital. “O nosso objetivo é atender as especificidades de cada umas das comunidades e ouvir suas demandas para que possamos levar serviços que contemplem suas necessidades. O Acolher representa acesso às politicas públicas para quem mais precisa, um projeto de inclusão que leva dignidade aos cearenses que estão em situação de vulnerabilidade”, reforçou o secretário.

Estiveram também presentes no evento o secretário Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza, Ilário Marques; o secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS; Adriano Sales; a secretária Executiva de Politica para Mulheres da SPS, Denise Aguiar; Major Messias; a defensora pública, Lia Felismino; e o perito Legista da Perícia Forense do Estado do Ceará, Júlio César Nogueira.