Associação de artesãos do município de Barro inaugura loja com apoio da CeArt

16 de dezembro de 2022 - 15:29 # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Bia Ferro Gomes
Fotos: Divulgação Artemb

O bordado boa-noite é uma técnica artesanal tradicional no Cariri cearense e que foi resgatada há pelo menos doze anos pela Associação dos Artesãos do Município de Barro (Artemb). Com apoio da Central de Artesanato do Ceará, equipamento da Secretaria da Proteção Social (SPS), a associação que conta com 26 artesãs da técnica inaugura neste sábado, 17, a Loja Artesanato do Barro para comercializar a produção artesanal do município.

A expectativa é fortalecer o setor artesanal com a comercialização das peças de bordado e das outras tipologias e técnicas que crescem no município. Nove grupos produtivos que trabalham com bordado, tecelagem, macramê, trançado da fibra da bananeira e argila terão produtos no local. “Queremos abraçar a cultura local”, destaca a vice-presidente da Artemb, Zuleide Ferreira, 48.

A CeArt fez a doação da matéria-prima para a produção das peças artesanais e móveis para a decoração do ambiente. “A associação tem uma atividade ampla no município que atinge várias tipologias, além das que são trabalhadas lá dentro, e isso é de suma importância para a manutenção dos artesãos na atividade de forma sustentável e inclusiva gerando renda e movimentando a economia do município”, destaca a coordenadora do Desenvolvimento do Artesanato do Ceará, Patrícia Liebmann.

Segundo a vice-presidente da Artemb, o apoio da CeArt e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foi fundamental para esse resgate da técnica do bordado boa-noite e para o desenvolvimento da associação. “Começamos a andar com a CeArt. Quando mandamos os primeiros produtos e fizeram os pedidos nós nos empolgamos e realmente vieram as vendas que desejávamos. Foi quando vimos que precisávamos de um local para expor no município”, relata.

Resgate cultural
A associação existe há doze anos e foi com a família que a maioria das associadas aprendeu a técnica do bordado. “Minha mãe era de uma família muito humilde e bordava com agulha do espinho do mandacaru. Ela aprendeu com a madrinha dela enquanto minha avó fiava e fazia renda de parede”, conta Zuleide.

Ao realizar um mapeamento de artesãos do município, Zuleide descobriu Lindalva, uma senhora de 80 anos que dominava a técnica do bordado boa noite, uma variação da técnica redendê trazida de Portugal e que no Cariri ganhou o nome da flor típica da região. “Ela e a família eram os únicos do município que sabiam fazer o bordado, então realizamos uma capacitação, trouxemos o bordado boa-noite para a associação e tornou-se nosso carro-chefe”, explica Zuleide.

Junto com o designer Lucas Costa, 27, também do Barro, a associação identificou potenciais tipologias e grupos artesanais do município e implantou duas escolas de saberes para a transmissão de técnicas artesanais nos distritos de Iara e de Cuncas. “Conseguimos junto com a CeArt iniciar o resgate do rechilieu e estamos trabalhando para que outros trabalhos sejam resgatados e levados adiante. Numa cidade tão pobre como a nossa, que mais de 90% da população vive de benefícios sociais, temos que pensar o artesanato como escape, como fonte de renda que dá para abraçar muitas pessoas”, ressalta o designer.

Serviço:
Inauguração Loja Artesanato do Barro
Data: 17 de dezembro, Sábado
Endereço: Rua José Pereira das Neves, 205 – loja 4 – Pousada Cariri – Barro, Ceará