Secretária Onélia Santana recebe Medalha Bárbara de Alencar na Alece

Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos:SPS

“É com muita alegria e emoção que recebo hoje a Medalha Bárbara de Alencar, comenda que traz o nome de uma heroína do Cariri, terra onde nasci e cresci, e por onde muito me orgulho. Tenho refletido sobre o caminho que percorri até esta manhã. Penso que são muitas as Onélias que me estruturam. A Onélia filha de Sebastião e Maria de Lourdes; a sobrinha de tia Sinhara; a esposa do Camilo; a mãe do Pedro, da Luísa e do José; a ex-primeira-dama do Estado do Ceará; a psicopedagoga que sonha com uma infância melhor; a atual secretária de Proteção Social do Estado. E muitas outras que não cabem em descrição. E é por cada uma delas que estou aqui hoje”, desatacou Onélia Santana ao receber a medalha Bárbara de Alencar, na manhã desta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa.

A titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos foi agraciada pela comenda, por indicação do deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana. A solenidade ocorreu no Plenário 13 de Maio, e contou com a presença do presidente da Casa, Evandro Leitão, da vice-governadora eleita Jade Romero e da próxima primeira-dama do Estado, Lia Freitas. A homenagem foi concedida à titular da SPS e à primeira-dama da Assembleia, Cristiane Leitão.

Em seu discurso de agradecimento, a secretária destacou sua trajetória enquanto idealizadora do Mais Infância Ceará, programa de desenvolvimento infantil que hoje é política de Estado, e apresentou um balanço do programa. Na fala, Onélia Santana também agradeceu o carinho e a receptividade de cada secretário e secretária de Estado que ouviu suas ideias e esteve junto nessa construção, acreditando no Mais Infância como um projeto de governo. “Desde 2015, percorremos os 184 municípios, discutindo a primeira infância em cada um deles. Entregamos 528 equipamentos em todo o Estado, sendo 108 Centros de Educação Infantil; 32 Praças Mais Infância; 202 brinquedopraças e 150 brinquedocreches. Há ainda estações de praia acessível, núcleos de estimulação precoce, fábricas do mais nutrição e espaços mais infância”, reiterou a homenageada.

O deputado Fernando Santana pontuou em sua fala durante a homenagem, que o reconhecimento à Onélia Santana e Cristiane Leitão é mais que justo, enfatizando que a Medalha Bárbara de Alencar é concedida pela Assembleia Legislativa anualmente para homenagear mulheres ou instituições com atuação no estado do Ceará que tenham se destacado no campo profissional, político, social ou na defesa e na luta pela ampliação dos direitos femininos.

“Eu me sinto muito honrado de ser o autor desta homenagem à secretária Onélia Santana, que é uma mulher extraordinária. A Onélia se dedicou voluntariamente ao nosso Estado. Enquanto ainda era primeira-dama ela conseguiu tornar o Programa Mais infância em política pública por unanimidade nesta casa, dando prioridade à primeira infância e cuidando das crianças cearenses como elas merecem ser cuidadas. Sua garra e dedicação ao serviço público nos inspiram, e hoje eu digo com toda certeza que você tem feito a diferença no Estado do Ceará com ações que vêm ganhando cada vez mais força e representatividade”, frisou o deputado Fernando Santana, durante a homenagem.

Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa, abriu a solenidade ressaltando a relevância da contribuição de Onélia Santana para o Estado do Ceará. “Seu olhar para primeira infância como prioridade vem mudando a vida de milhares de crianças cearenses que pertencem a núcleos familiares em situação de vulnerabilidade. Tenho muito orgulho de dizer que somos parceiros e que este reconhecimento é só uma forma de agradecimento pelo seu trabalho e empenho na proteção da primeira infância no Ceará”, ressaltou Evandro Leitão, durante sua fala.

Medalha Bárbara de Alencar
A solenidade atendeu a requerimento do deputado Fernando Santana (PT), em coautoria com os deputados Antônio Granja (PDT) e Érika Amorim (PSD).

A Medalha Bárbara de Alencar foi instituída por meio da Resolução nº 446, de 20 de junho de 2000, sendo uma homenagem concedida pelo Parlamento cearense a, no máximo, três mulheres ou instituições por sessão legislativa.