Unidades de Vapt Vupt disponibilizam abafadores de ruído para crianças com autismo

12 de janeiro de 2023 - 16:45 # # # # # # #

Ambientes com muitos ruídos causam incômodos para crianças com autismo e hipersensibilidade auditiva. Pensando nisso e na inclusão deste público e de suas famílias nos serviços de cidadania do Ceará, as unidades Vapt Vupt passam a contar com abafadores de ruído para crianças no espectro autista. As unidades são administradas pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).  Ao chegar ao Vapt Vupt, o cidadão se dirige à administração do equipamento, preenche um termo de responsabilidade e deixa um documento de identificação para fazer uso dos abafadores de ruídos.

“Nós do Vapt Vupt sabemos que crianças autistas exigem um olhar mais humano e empático. Criamos um ambiente mais adequado, onde este público possa ser acolhido durante sua permanência nas unidades de atendimento. Foi esse o nosso maior propósito ao trazer os abafadores de ruído para as unidades da Capital e do interior. Queremos que os pais e familiares de crianças com autismo tenham a certeza de que aqui  garantimos um atendimento humanizado na utilização dos serviços públicos”, pontua a coordenadora de Atendimento da Ceará Cidadão, consórcio parceiro do Governo do Estado na gestão dos Vapt Vupt.

Fabiana Carneiro (27) é mãe do Italo Jonatan (4) e conta como foi sua experiência no Vapt Vupt do Antônio Bezerra. “Meu filho gostou tanto de usar o abafador de ruídos que não queria mais tirar. Foi uma grata surpresa saber que tinha esse equipamento de proteção para o Jonatan no Vapt Vupt. Ele ficou super tranquilo durante todo o  atendimento”, explica Fabiana, que foi até a unidade para emitir a identidade do filho.

Celiane Monteiro (28) também levou o filho, Pedro Heytor (5), para emitir o RG no Vapt Vupt do Antônio Bezerra. “Fiquei encantada com o carinho da equipe do Vapt Vupt com meu filho. Ele conseguiu relaxar, se sentiu seguro durante todo o processo para emitir o RG dele. Fizemos a foto e tudo que era necessário sem nenhum estresse”, conta Celiane.

O objetivo das unidades de Vapt Vupt é simplificar a vida do cidadão, disponibilizando diversos serviços reunidos num só lugar com qualidade, eficiência, rapidez e conforto. 

As quatro unidades de Vapt Vupt estão presentes na capital cearense, nos bairros Antônio Bezerra e Messejana, e nas cidades de Sobral e Juazeiro do Norte. Os equipamentos vêm ampliando e aperfeiçoando os vários serviços prestados à população cearense, oferecendo comodidade e agilidade nos serviços públicos. Só no ano passado, foram atendidas 2.378.407 pessoas nas quatro unidades do Vapt Vupt.

SERVIÇO:

Unidades de Atendimento

Antônio Bezerra

Rua Demétrio Menezes, 3750, Antônio Bezerra, Fortaleza (ao lado do terminal de ônibus)

Messejana

Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408 – Messejana, Fortaleza (ao lado do terminal de ônibus)

Sobral

R. Coronel José Silvestre, 201 – Centro, Sobral

Juazeiro do Norte

Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120 – Centro, Juazeiro do Norte (no Centro Multiuso).