Casa da Mulher Brasileira celebra aniversário com oferta de serviços às mulheres

27 de janeiro de 2023 - 11:29 # # # # #

Nestes quatro anos, a Casa da Mulher Brasileira atendeu  mais de 162 mil mulheres em situação de violência, o que corresponde a  uma média de 100 mulheres por dia. Neste aniversário, que será realizado na próxima terça-feira (31), das 8h às 17h, o equipamento vai disponibilizar diversos serviços de saúde, terapias holísticas e defesa pessoal com a Patrulha Maria da Penha, além de reunir lideranças e representantes de órgãos públicos para apresentação do Relatório de ações desenvolvidas pela  Casa nos últimos anos. Estarão presentes a vice-governadora do Estado, Jade Romero; a titular da SPS, Onélia Santana, e a coordenadora da Casa, Daciane Barreto, dentre outras autoridades e gestoras de políticas para mulheres.

O evento contará com apresentação cultural do Instituto Katiana Pena, um aulão de zumba, terapias holísticas, como massoterapia, acupuntura e ventosaterapia; vacinação, teste de diabetes e biodança, além de uma palestra sobre a saúde mental e ginecológica da mulher, que será realizada em parceria com a UniChristus.

Daciane Barreto, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira do Ceará, destaca que o equipamento é a concretização de um sonho acalentado e construído pela sociedade civil, movimentos de mulheres,  feministas e organismos estaduais e municipais de políticas públicas para as mulheres.

“Durante estes quatros anos nós resistimos e seguimos ofertando os serviços da Casa porque tivemos o apoio imprescindível e a atuação efetiva do Governo do Estado. Enfrentamos e vencemos inúmeros desafios. Nos insurgimos contra a via-crucis percorrida por nossas irmãs em situação de violência, que vagavam a esmo, em busca de apoio, empatia e acolhimento. O machismo estrutural, a misoginia, a sociedade patriarcal, são ingredientes letais que fulminam qualquer possibilidade de fiar as teias de uma convivência tranquila e respeitosa entre os gêneros”, reflete Daciane, reiterando que a Casa funciona 24 horas de domingo a domingo. “Teremos um dia inteiro de atividades para lembrar do nosso compromisso inarredável com a vida e o fim da violência contra nós mulheres do Ceará e do nosso País”, complementa a coordenadora.

A Casa vem acolhendo e oferecendo novas perspectivas a mulheres em situação de violência por meio de suporte humanizado, com foco na capacitação profissional e no empoderamento feminino.

“A Casa da Mulher Brasileira é uma referência no combate à violência contra as mulheres e inspirou aqui no Ceará, a criação das Casas da Mulher Cearense, que são a interiorização desta política. Este equipamento concentra, em um único lugar, os serviços da Delegacia de Defesa da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público e Juizado Especial, além de atuar em rede, acolhendo e oferecendo novas perspectivas a mulheres em situação de violência por meio de suporte humanizado, com foco na capacitação profissional e no empoderamento feminino”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana.

MANHÃ

Local: Estacionamento

8h – Abertura

8h – Apresentação Cultural do Instituto Katiana Pena

9h – Mesa de abertura

10h –  Lançamento do Projeto “As Marias” junto aos parceiros – CAC

Engenharia / Autonomia Econômica

10h40 – Aula de Zumba com a Professora Mônica Sousa

11h10 – Apresentação do Relatório das Ações desenvolvidas pela Casa da

Mulher Brasileira com Daciane Barreto e Colegiado Gestor da CMB

11h40 Apresentação Cultural da Guarda Municipal de Fortaleza

Serviços:

Local: Auditório

10h30 – Aulas de Defesa Pessoal com a Patrulha Maria da Penha

10h às 12h – Terapia Holística: Massoterapia, Acupuntura e Ventosaterapia / Oficina: “Cuidando do Cuidador” para as profissionais que trabalham na Casa da Mulher Brasileira e Rede de Atendimento às Mulheres em situação de Violência.

Local: Sala 01

09 às 12h – Atendimento em Saúde – Orientações / Vacinação, aferição de pressão, teste de Diabetes

TARDE

13h30 – Apresentação Cultural – Jazz