CRD oferta cursos para pessoas em situação de vulnerabilidade

31 de janeiro de 2023 - 14:49 # # # #

O Centro de Referência sobre Drogas (CRD), órgão vinculado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), está com inscrições abertas para dois cursos de capacitação profissional para pessoas com problema referentes ao uso e abuso de álcool e outras drogas, e em situação de vulnerabilidade social. São ofertadas 60 vagas, sendo 30 para repositor de mercadorias e 30 para assistente administrativo. No ano passado, o CRD capacitou 72 pessoas, em Fortaleza, em dez tipologias diferentes.

As inscrições para o curso de assistente administrativo estão abertas até o dia 10 de fevereiro, e para o de repositor de mercadorias, até 13 de fevereiro. As aulas serão iniciadas, nos dias 13 e 15 de fevereiro, respectivamente. Ambos terão carga horária de 100 horas. Os cursos são gratuitos e se destinam a pessoas alfabetizadas e com idade superior a 16 anos.

A titular da SPS, Onélia Santana, destaca a importância da prevenção, apoio e reinserção social e profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A capacitação profissional de pessoas com problemas no uso e abuso de álcool e da população em situação de rua é um importante instrumento de cidadania e inclusão social. O objetivo é ampliar a autoestima e garantir maior autonomia produtiva, para uma vida independente e cidadã”, frisa.

Inscrições
No ato da inscrição, os interessados devem apresentar cópias do RG e CPF, comprovante de endereço e inscrição no Cadúnico ou número do NIS. As aulas no curso de assistente administrativo serão no turno da manhã, de 8h às 12h, e de repositor de mercadorias, à tarde, das 13 h às 17h.

O CRD opera com equipe multidisciplinar, composta por psicólogas, enfermeiras, assistentes sociais, advogadas e técnicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “A oportunidade de qualificação profissional fortalece a autonomia e autoconfiança do usuário, valoriza as habilidades de vida e evita a ociosidade, reduzindo possibilidades de uso de drogas”, acrescenta a gerente do CRD-Ce, Amanda Albuquerque.

As orientações para redução de danos e o atendimento multidisciplinar são feitos presencialmente, por demanda, sem necessidade de agendamento.

Cursos
Assistente Administrativo
Inscrições até 10/02.
Início das aulas: 13/02/2023
Turno da manhã, de 8h às 12h.

Repositor de Mercadorias
Inscrições até 13/02
Início das aulas – 15/02
Turno da tarde, de 13h às 17h.

Serviço
Centro de Referência Sobre Drogas (CRD)
Endereço: Avenida da Abolição, 3893 – Meireles
Atendimento: de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira – remoto e presencial
Documentos necessários para inscrição: Cópia do RG e CPF, comprovante de endereço e inscrição no Cadúnico ou número do Nis.
Telefone de Contato: (85) 98439.477