SPS capacita profissionais da Assistência Social para atendimento de crianças e adolescentes

9 de fevereiro de 2023 - 17:58 # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Thaynan Freitas
Fotos:Thaynan Freitas

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio dos programas Primeira Infância no Suas/Criança Feliz e Mais Infância Ceará, em parceria com o Instituto Promundo, realizou, nestas quarta e quinta-feiras, oficinas de capacitação para trabalhadores do SUAS. As oficinas foram destinadas aos profissionais que atuam diretamente com crianças, adolescentes e jovens nos territórios de Fortaleza e região Metropolitana.

O treinamento abordou Tecnologia Social de Melhor Infância e Juventude Presente, fortalecendo percursos metodológicos sobre família, violência, gênero, saúde mental, drogas, oportunidades, escolarização e mundo do trabalho.

Ao todo participam 70 profissionais, entre gestores e técnicos que atuam nas políticas públicas, assessorando os equipamentos que lidam diretamente com o público vulnerável, como CRAS/CREAS, ONGs, OSCs locais, Centros Comunitários e outros.

Um dos palestrantes do evento, o historiador e diretor-adjunto do Instituto Promundo, Luciano Ramos, destacou que a ideia é que esses profissionais conheçam materiais, conceitos e práticas que ajudem no desenvolvimento de seus trabalhos. “Nosso objetivo é contribuir para que eles tenham um repertório maior no trabalho com a juventude dentro dos equipamentos do Governo, com intervenções humanizadas e assertivas”, salientou.

“Essa capacitação visa melhorar cada vez mais nosso quadro de servidores e técnicos que atuam nos programas voltados para a primeira infância. Certamente os trabalhadores vão levar essa nova linguagem e esse aprendizado para fortalecer os programas de acompanhamento Criança Feliz e Mais Infância pelo interior do Ceará. O objetivo é melhorar as condições de abordagem e acompanhamento das famílias cearenses”, afirma Paulo Guedes, ex-secretário executivo da Proteção Social.

 

A coordenadora do Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz, Silvana Simões, fala das experiências das capacitações que antecederam essa segunda formação. ”Em dezembro do ano passado tivemos o primeiro encontro de capacitação para os nossos trabalhadores. O Promundo, que já é nosso parceiro desde 2018, trouxe uma ferramenta nova para trabalhar a infância e juventude. Nesse segundo encontro estamos trabalhando com a ferramenta Tecnologia Social de Melhor Infância e Juventude Presente, que vai qualificar nossa equipe técnica no atendimento aos jovens e crianças de forma muito mais pedagógica”, explica.

           

Além das palestras e oficinas, são realizadas dinâmicas e tira dúvidas com os participantes durante todo o dia de evento. Os grupos apresentam os estereótipos do público atendido pela assistência social e mostram estratégias para romper e desmistificar esses estereótipos.