Profissionais de Casas do Cidadão e Caminhão do Cidadão recebem orientações sobre atendimento inclusivo às pessoas autistas

3 de março de 2023 - 09:40 # # # # #

Capacitar e sensibilizar os profissionais que atuam diretamente nos equipamentos de cidadania é o caminho para a inclusão. Um atendimento digno, feito com responsabilidade e conhecimento é direito das pessoas autistas. Nesta segunda-feira (6), a Secretaria da Proteção Social (SPS) reúne técnicos do Caminhão do Cidadão, no auditório do órgão, durante todo o dia, para sensibilizar e aprimorar o atendimento a esse público. 

A coordenadora do Mais Infância Ceará, Dagmar Soares, destaca que a capacitação deve abordar as barreiras do preconceito e do próprio desconhecimento de não saber como lidar e agir diante de um atendimento prestado a uma criança ou adulto autista. “Vamos trabalhar muito na atenção à hipersensibilidade sensorial das pessoas autistas, que é a reação mais recorrente em atendimentos a este segmento. Queremos preparar e sensibilizar estes profissionais para atuarem de modo a evitar que as pessoas autistas sejam submetidas a situações de estresse e exposição desnecessária nos atendimentos da cidadania”, reforça Dagmar Soares. A ação é conduzida através do Programa Mais Infância Ceará, que traz em suas diretrizes a importância dos cuidados e de um olhar mais humano para as necessidades das crianças autistas. 

Ela explica que a formação vai contemplar nesta primeira etapa os profissionais do Caminhão do Cidadão, depois as equipes das Casas do Cidadão e futuramente os profissionais das unidades Vapt Vupt. “Vamos aos poucos capacitando toda a equipe que trabalha com cidadania e que atende diretamente a população. Queremos reforçar nestes espaços a importância da inclusão para todos”, reitera Dagmar Soares.

A titular da SPS, Onélia Santana, destaca que as pessoas com autismo têm direito a um atendimento personalizado e com todos os cuidados inerentes às suas necessidades.  “Essa ação é muito importante porque leva  inclusão para dentro dos serviços de cidadania do Ceará e reforça o cuidado desta gestão com todos os cearenses”, pontua. 

 

Programação

9h – Abertura

– Dinâmica de apresentação 

– Cuidando do cuidador 

– Barreiras da inclusão 

– Plenária 

13h30 – Dinâmica de Sensibilização

– Conscientização sobre o autismo

– Direitos das pessoas com autismo

– Plenária 

 

Serviço:

Formação com profissionais do Caminhão do Cidadão  para atendimento inclusivo às pessoas autistas

Data: 06/03/23

Horário: 8h30 às 16h30

Local: Auditório da SPS, localizado na Rua Soriano Albuquerque, 230

 

.