Parque Dom Aloísio Lorscheider celebra um ano de atividades com a presença da primeira-dama Lia de Freitas

9 de março de 2023 - 12:07 # # # #

Durante a visita ao parque, a primeira-dama Lia de Freitas e a secretária Onélia Santana reforçaram a importância de espaços de transformação como o parque

Dia de celebrar o espaço que derrubou os muros que pertenciam a um presídio e tornou-se um local de troca de afeto e fortalecimento de laços para a comunidade. A primeira-dama Lia de Freitas participou, na noite desta quarta-feira (8), da comemoração de um ano de atividades do Parque Dom Aloísio Lorscheider, localizado no bairro Itaperi, em Fortaleza.

Acompanhada da secretária da Proteção Social, Onélia Santana; e da secretária da Juventude, Adelita Monteiro, e como ex-moradora do bairro Itaperi, a primeira-dama cearense ressaltou o exemplo de transformação que o local passa para a sociedade.

“Eu morei no Planalto Itaperi por 30 anos, vim para cá com um ano de idade, então esse espaço é muito importante para mim. Na época em que morava aqui, o movimento que tínhamos nesse espaço eram rebeliões. Agora, temos esse espaço, completamente transformado”, ressaltou a primeira-dama, Lia de Freitas. “Tem que ter muita sensibilidade para transformar um espaço assim”, completou.

A secretária Onélia Santana também destacou o significado do Parque Dom Aloísio Lorscheider, ainda mais tendo uma data tão simbólica, como o Dia da Mulher, para celebrar junto à comunidade no equipamento.

“É uma felicidade muito grande estar aqui, nesse momento acolhedor, em um dia tão importante para as mulheres. Hoje também é dia de comemorar um ano desse espaço de transformação, um equipamento que trazia tristeza e hoje traz alegria, esporte, lazer e esperança”, destacou Onélia Santana.

Durante o dia, foram ofertados diversos atendimentos à população. A ação, organizada com parceiros, ofertou Caminhão do Cidadão com serviços de emissão de registro civil, com emissão da 1ª e 2ª vias de RG, CPF e Certidão de Antecedentes Criminais, além de orientações sobre seguro-desemprego e carteira de trabalho.

Também foram realizados cursos profissionalizantes, corte de cabelo, atendimentos em saúde, com atualização do ciclo de vacinas, curativos, testes de covid-19, aferição de pressão arterial e glicemia. Houve ainda atendimento psicológico, orientações jurídicas, de cidadania, e sobre violações de direitos humanos, além de balcão de atendimentos à população LGBT, com orientação sobre a retificação do nome social para pessoas trans.

Quem aproveitou esse dia para tirar a carteira de identidade foi a dona Maria Eleonor. Natural de Morada Nova, está passando um tempo na casa da filha, localizada no bairro Itaperi.

“Eu estava cuidando da minha filha, que acabou de ganhar neném, e então soube que estavam fazendo esse serviço aqui. Já fazia tempo que procurava na minha cidade e não conseguia”, contou dona Maria. “Vim aqui, esperei um pouco, e consegui. E ainda fui muito bem atendida. Então, eu agradeço muito essa oportunidade, porque é um documento que precisamos para tudo”, comemorou.

Outras atividades oferecidas foram a coleta de DNA para localizar pessoas desaparecidas e oficina de reciclagem para mulheres.

Dia a dia no Parque
O espaço de 27 mil m², que hoje está repleto de áreas de lazer e esporte, anteriormente abrigava detentos atrás dos altos muros e celas do antigo Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO).

Inaugurado em março de 2022, o Parque Dom Aloísio Lorscheider recebe, diariamente, entre 1.800 e 2.000 pessoas. O espaço conta com areninha, brinquedopraça, academia ao ar livre, rampa de skate, quadras poliesportivas, incluindo quadra de areia, além de anfiteatro, quiosques e biblioteca.

Jamaica, professor de capoeira, presencia essa transformação toda semana. Professor de capoeira das crianças da comunidade, não esconde a alegria pelo momento.

“Estou aqui há sete meses, quase o tempo todo que começou a funcionar o Parque e o que vejo é transformação, em seu melhor significado”, contou o professor. “As aulas acontecem aos domingos, e isso aqui lota. Não temos evasão, só mais novos alunos. Significa que só o que faltava para essa comunidade era um espaço assim”, concluiu.

Administrado pela Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece), o Parque tornou-se um celeiro para novos atletas de diversas categorias. São ofertadas as atividades de beach tennis, basquete, futsal, vôlei, futmesa, skate, capoeira, jiu-jitsu, ritmos e balé. Aproximadamente 1.670 alunos estão matriculados nas modalidades esportivas ofertadas.