Com nova tecnologia, Caminhão do Cidadão realiza fotos e coleta de digitais com biometria

10 de março de 2023 - 17:01

Os serviços de registro civil à população em situação de vulnerabilidade social da Capital e Interior ofertados pelo Caminhão do Cidadão serão realizados por biometria, com maior agilidade, comodidade e menor custo para os usuários. O atendimento biométrico foi iniciado esta semana, em Fortaleza e, a partir de segunda-feira (13), todas as unidades móveis da Secretaria da Proteção Social (SPS) contarão com kits de biometria para coleta das impressões digitais, fotografia facial e assinatura das pessoas atendidas, tudo de forma eletrônica. Os kits são fruto de uma parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária.

“A instalação de kits de biometria é uma inovação nos serviços do Caminhão do Cidadão, mais um benefício de cidadania que o Governo do Ceará oferece à população para desburocratizar e agilizar a emissão do documento de identificação”, destaca a titular da SPS, Onélia Santana. “Com a biometria, as pessoas não mais precisam levar fotos impressas ou “sujar” os dedos para registrar a Carteira de Identidade”, acrescenta o supervisor do Caminhão do Cidadão, Isaac Lima.

Toda a coleta de informações é envia para a Perícia Forense do Ceará (Pefoce), órgão responsável pela emissão de RGs. A SPS atua somente com o atendimento à população.

Na próxima semana, os serviços de cidadania serão levados a mais dez comunidades dos municípios de Fortaleza, Pacatuba, Ibaretama e Quixadá. Em Pacatuba, o atendimento começa dia 13, pelo Centro; seguindo na terça-feira, 14, para o bairro Senador Carlos Jereissati, e no dia 15, para o Residencial Nova Pacatuba. Quinta-feira, 16, será atendida a população do bairro Pavuna e na sexta-feira, 17, a comunidade da Quadra do Munguba, também em Pacatuba.

Na capital, os serviços começam na terça-feira (14), pelo Residencial José Euclides, seguindo para o Residencial Luiz Gonzaga, na quarta-feira, e para o Residencial Maria Tomásia, na quinta-feira, todos no Jangurussu. 

No Interior, a população de Ibaretama será atendida por três dias seguidos, de 14 a 16/3. Na sexta-feira e no sábado, dias 17 e 18/3, serão contempladas, respectivamente, as comunidades de Piranji e Campo Novo, ambas em Quixadá.

Entre os serviços oferecidos, pelas quatro unidades móveis de cidadania da SPS, estão emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), do CPF e da Certidão de Antecedentes Criminais, e orientações sobre Seguro Desemprego e Carteira do Trabalho e Proteção Social (CTPS digital). Nas cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o atendimento ocorre das 9h às 16 horas, e no Interior, das 8h às 16:30h.

 

Endereço dos atendimentos da semana

Fortaleza

Dia 14/3

Local: Residencial José Euclides – Rua E, quadra 1 – bairro Jangurussu

Dia 15/3

Local: Residencial Luiz Gonzaga – Rua Estrela de Ouro com Rua Luar do Sertão – Bairro Jangurussu

Dia 16/3

Local: Residencial Maria Tomásia – Rua: Cora Coralina com Rua Meninos verdes – Bairro Jangurussu

Pacatuba

Dia 13/3 

Local: Praça Mais Infância – Rua Cel. José Líbano, 252 – Centro

Dia 14/3

Local: Praça CEU – Av.: Marginal Nordeste s/n – Sen. Carlos Jereissati

Dia 15/3

Local: Residencial Nova Pacatuba – Rua Letícia Ribeiro, 135 – Bairro Nova Pacatuba

Dia 16/3

Local: Rua São Francisco, 20 – Bairro Pavuna

Dia 17/3

Local: Rua Antônio Luis de Sousa, s/n – Quadra da Munguba

Ibaretama

Dias 14, 15 e 16/3

Local: Avenida João Rabelo – Piranji

Quixadá

Dias 17 e 18/3

Local: Rua Santo Antônio s/n – distrito Campo Novo