Projeto Acolher atende a população em situação de vulnerabilidade social do Jangurussu

16 de março de 2023 - 16:45 # # # #

Com 20.128 atendimentos registrados em 27 comunidades, nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape, em 2022, o projeto Acolher retoma as atividades nesta sexta-feira (17), na praça do Residencial Maria Tomásia, no bairro Jangurussu, na Capital. Promovida pela Secretaria da Proteção Social (SPS), a ação oferta serviços de cidadania, saúde, qualificação profissional e apoio jurídico à população em situação de vulnerabilidade social e em busca de oportunidades de capacitação, trabalho e empreendedorismo.

Os atendimentos começam às 9 horas. Os serviços são ofertados por órgãos públicos e entidades parceiras da SPS, e trazem inovação tecnológica, a exemplo do Caminhão do Cidadão. Equipado com kits de biometria, a unidade móvel da SPS ofertará serviços de registro civil, com coleta das impressões digitais, fotografia facial e da assinatura das pessoas, de forma eletrônica.

A Coordenadoria de Inclusão Social da SPS vai inscrever jovens e adultos para cursos profissionalizantes, enquanto o Espaço Viva Gente oferecerá serviços de corte de cabelo, e o Espaço Saúde, atendimentos em saúde, com atualização do ciclo de vacinas, curativos, testes de Covid, aferição de pressão arterial e glicemia, e atividades lúdicas com a criançada.

A Secretaria de Direitos Humanos fará atendimento psicológico, e dará orientações jurídicas, de cidadania e sobre violações de direitos sociais; enquanto a Secretaria das Mulheres promoverá roda de conversa sobre prevenção à violência doméstica e outras violações. A Secretaria da Diversidade disporá de balcão de atendimentos à população LGBT+, incluindo orientação sobre a retificação do nome social para pessoas trans.

Mudas de plantas nativas serão distribuídas pela Secretaria do Meio Ambiente. O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) abrirá cadastros para emprego e encaminhamentos para vagas nas empresas. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, por meio da Pefoce, vai coletar DNA para localizar desaparecidos. A Funci e a SDHDS, da Prefeitura de Fortaleza, prestarão orientações sobre registro de nascimento e atualização do Cadastro Único.

Confira os serviços que serão ofertados:

Secretaria da Proteção Social (SPS)

Estação Móvel – Políticas sobre Drogas

*Equipe multiprofissional com abordagens de campo

*Atendimentos interdisciplinar

*Declaração para gratuidade de documentação

*Encaminhamentos à rede

Caminhão do Cidadão

*Emissão de RG e outros documentos

Qualificação Profissional – COIS

* inscrição em cursos profissionalizantes – CITS

* Elaboração de currículos e preparação para o mundo do trabalho

* Inscrições de jovens no Primeiro Passo

CPSB / Espaço Viva Gente (EVG):

*Corte de Cabelo

*Atividades lúdicas com crianças

-Pinturas de rosto, em gesso e de unhas

Espaço Saúde/SPS

*Realização de curativo

*Aferição de pressão arterial e glicemia

*Testagem COVID

Secretaria de Direitos Humanos

Centro de Referência de Direitos Humanos – CRDH:

*Orientações de cidadania e violações de direitos humanos

*Atendimento psicossocial

*Orientação jurídica

Secretaria das Mulheres

Ônibus Lilás

*Roda de Conversa sobre a Lei Maria da Penha

*Prevenção e orientação sobre violência doméstica e outras violações de direitos

*Escuta psicológica às mulheres

Secretaria da Diversidade

Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues.

*Informações sobre a política lgbt no estado

*Encaminhamentos para o centro de referência lgbt

*Atendimento psicológico

*Entrega de material informativo

*Entrega de preservativos feminino e masculino

Secretaria do Meio Ambiente do Ceará – SEMA

COFLOR

*Doação de mudas de árvores nativas

COEAS

*Oficina de reutilização

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social

Perícia Forense do Ceará (Pefoce)

*Núcleo de DNA Forense – Coleta de DNA para localizar desaparecidos.

COPAC

*Segurança Comunitária

Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT)

*Cadastro para emprego;

*Verificação de oportunidades de emprego;

*Encaminhamento para vagas;

*Informações CTPS Digital;

*Habilitação Benefício Seguro Desemprego.

Fundação da Criança e da Família Cidadã – FUNCI/PMF

Sim, eu existo

*abordagem e orientações quanto a certidão de nascimento

Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS)

Célula de benefícios

*Atualização do cadastro único

Defensoria Pública do Estado do Ceará

*Atendimento jurídico à população.

Serviço:

Projeto Acolher

Data: 17 de março, sexta-feira

Horário: das 9h às 16h

Local: Praça do Residencial Maria Tomásia – Rua: Cora Coralina, s/n, bairro Jangurussu