Dia Mundial da Infância é celebrado em complexos Mais Infância e centros comunitários

20 de março de 2023 - 16:22 # # # #

O programa Mais Infância Ceará promove, nesta terça-feira (21), programação nas áreas da proteção social, saúde e educação alusiva ao Dia da Infância, comemorado no dia 21 de março. A Secretaria da Proteção Social e o Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil estão à frente das ações que objetivam promover reflexões sobre o brincar, cuidar da saúde física e mental das crianças, e fortalecer a parentalidade, a proteção dos direitos da criança, o desenvolvimento infantil e a formação cidadã.

Na SPS, as ações serão desenvolvidas nos Complexos Sociais Mais Infância, centros comunitários dos bairros Messejana, Farol, Mucuripe, Aldeota e Conjunto São Francisco, além do Espaço Viva Gente, ABC’s do Mondubim e Serrinha e nos Circos Escola Palmeiras e Bom Jardim. Ao longo da semana, mais de 600 crianças e familiares estão envolvidos. A programação envolve palestras, rodas de conversa e capacitação de profissionais que lidam com as crianças, além de entretenimento e muita diversão à garotada.

A programação será diversificada em cada um dos centros sociais, com reflexões sobre a valorização da infância e a defesa dos direitos das crianças. Enquanto um grupo faz trilha guiada pela Floresta do Curió, e outro passeia de barco pelo Rio Ceará, outras turmas participam de jogos recreativos, brincadeiras e atividades esportivas, de contação de histórias, oficinas de brinquedos, aulas de dança, teatro e música, e assistem vídeos e filmes sobre a primeira infância.

A titular da SPS, Onélia Santana, destaca a importância da primeira infância para o desenvolvimento infantil e do adolescente. “É no brincar que a criança deixa fluir sua liberdade de criação e pode utilizar sua personalidade de forma integral. Quando celebramos a data, estamos também reforçando com professores e instrutores o direito de criar, conviver e se divertir”, ressalta.

“A infância é a base, o chão por onde vamos trilhar a vida toda”, reflete a coordenadora do Programa Mais Infância Ceará, Dagmar Soares, ressaltando a importância da participação da família, do Estado e da sociedade civil, na construção de uma infância com amor, acolhimento e respeito aos direitos das crianças, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Coordenadoria da Proteção Social da SPS.

A SPS promove também o webnário Primeira Infância no Suas – Reflexões sobre o parágrafo 4º do ECA. A transmissão será pelo YouTube da SPS, a partir das 9 horas.
Integradas às ações da SPS, as secretarias estaduais de Saúde e de Educação também terão programação alusiva ao Dia da Infância, com temas sobre o Bolsa Família na Saúde, a importância do preenchimento da caderneta de vacinação, a literatura na educação infantil, dentre outras atividades.

Primeira Infância
O dia 21 de março foi instituído pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) como o Dia Mundial da Infância, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a defesa dos direitos das crianças. De acordo com a Lei nº 13.257/2016, primeira infância é o período que abrange os primeiros seis anos completos ou 72 meses de vida da criança. Na infância, direitos à saúde, alimentação, educação e lazer devem ser garantidos, sem discriminação.