Caminhão do Cidadão percorre municípios e território indígena

14 de abril de 2023 - 15:11 # # # #

Comunidades de Fortaleza e de mais quatro municípios do Interior cearense receberão, entre 17 e 22 deste mês, os serviços do Caminhão do Cidadão, da Secretaria da Proteção Social (SPS). Em 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, o Balcão da Cidadania atenderá a comunidade Jenipapo-Kanindé, no município de Aquiraz.

Os equipamentos itinerantes da SPS realizarão emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), do CPF e da Certidão de Antecedentes Criminais, bem como prestarão orientações sobre Seguro Desemprego e Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS digital).

A titular da SPS, Onélia Santana, destaca a importância do registro civil às pessoas, sobretudo àquelas com dificuldade de locomoção ou acesso aos equipamentos públicos. “Documento de identificação é um direito básico de todo cidadão. Assegurar o registro civil às pessoas é garantir cidadania”, ressalta.

Roteiro
Nesta segunda-feira (17), o Caminhão inicia os atendimentos pelas comunidades do bairro São João do Tauape, na Capital, e no município de Palmácia, no Maciço de Baturité, onde permanece por três dias seguidos. Na terça-feira, 18, uma unidade atenderá a população do bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza; enquanto outra estará nos dias 18, 19 e 20, no município de Milagres, no Sul do Estado.

A comunidade indígena Jenipapo-Kanindé será atendida pelo Balcão da Cidadania, na quarta-feira, 19, em Aquiraz. No dia seguinte, o Caminhão do Cidadão estará no município do Mulungu, permanecendo até sábado, 22. Os atendimentos ocorrem das 9h às 16h, nos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, e das 8 às 16h, no Interior do Estado.

Endereços dos locais de atendimento da semana

Fortaleza
Dia 17/4 – Segunda-feira
Local: Rua Tibúrcio Frota, 918 – bairro São João Tauape
Dia 18/4 – Terça-feira
Local: Rua Cruz Saldanha, ao lado do anfiteatro – Bairro Rodolfo Teófilo
Aquiraz
Dia 19/4 – Quarta-feira – Comunidade Indígena Jenipapo
Local: Lagoa Encantada s/n, Distrito do Iguape
Palmácia
Dias 17, 18 e 19/4 (Segunda-feira, terça-feira e quarta-feira)
Local: Rua Francisco de Queirós, 632 – Centro
Milagres
Dias 18,19 e 20/4 (Terça-feira, quarta e quinta)
Local: – Praça da Igreja Matriz
Mulungu
Dias 20, 21 e 22/4– Quinta, sexta e sábado)
Local: Praça Coletor Bezerra Borges (em frente a Câmara Municipal)