Centro de Referência sobre Drogas oferta vacinação e serviços de saúde para pessoas em situação de rua, no Mucuripe

25 de maio de 2023 - 10:06 # # # #

O Centro de Referência de Políticas sobre Drogas (CRD), órgão vinculado à Secretaria da Proteção Social (SPS), promove às 16 horas, desta quinta-feira, 25, vacinação contra gripe Influenza, aferição de pressão arterial e curativos em pessoas em situação de rua e envolvidas com uso abusivo de álcool e outras drogas. Realizada em parceria com a unidade de saúde da SPS, a ação vai atender as pessoas que transitam pela Beira-Mar, Parque Bisão e áreas próximas ao CRD, na Praça da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, no bairro Mucuripe, em Fortaleza.

A programação será realizada durante o “chá da tarde”, momento de interação,  conversa e reflexão sobre perspectivas de vida, que o grupo participa, às quintas-feiras, com os profissionais do CRD. “Por meio de rodas de conversa, buscamos oportunizar espaço de escuta, diálogos, reflexões e orientações sobre cuidados com a saúde e direitos de cidadania”, destaca a coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPS, Lidiane Rebouças.

Ela acrescenta que esses encontros são muito importantes, porque favorecem a construção de vínculos entre o grupo e a equipe do Conselho, e contribui para o mapeamento das necessidades desse público. 

“A população em situação de rua é um público que, em geral, tem dificuldade de buscar e acessar serviços de saúde e os benefícios socioassistenciais. A proposta das ações do CRD é levar serviços públicos até eles, para que tenham seus direitos assegurados”, complementa a gerente do CRD, Amanda Albuquerque.

O CRD opera com equipe multidisciplinar, composta por psicólogas, enfermeiras, assistentes sociais, advogadas e técnicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As orientações para redução de danos e o atendimento multidisciplinar são feitos presencialmente, por demanda, sem necessidade de agendamento.

Serviço:

Vacinação de pessoas em situação de rua do bairro Mucuripe

Data: 25/5 (Quinta-feira)

Horário: 16 horas

Local: Praça da Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

Endereço: Avenida da Abolição, 3929, – bairro Mucuripe