Recreadores da Cidade Mais Infância recebem capacitação para atender pessoas com autismo

3 de agosto de 2023 - 15:46 # # #

Os recreadores da Cidade Mais Infância receberam, nesta manhã, uma capacitação sobre como realizar um atendimento humanizado a pessoas autistas e seus familiares. Foram abordados o Transtorno do Espectro Autista (TEA), comportamentos comuns, termos adequados no diálogo com o público, regulação emocional e a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 

“Como a gente trabalha diretamente com o público nas atividades da Cidade, é de extrema importância saber identificar quando uma pessoa precisa de um atendimento especializado. Hoje tivemos esse treinamento e nossa Cidade está ansiosa para recebê-los”, destaca o coordenador de operações e conteúdo da Cidade Mais Infância, Glailton Bezerra, que participou da capacitação.

Glailton observa que a Cidade Mais Infância quer ofertar um atendimento sempre inclusivo, respeitando a diversidade das crianças e adolescentes, público-alvo do espaço. Atualmente, o equipamento da Secretaria da Proteção Social já oferta abafadores de ruído para pessoas com autismo. Para utilizar os abafadores, basta solicitar na recepção da Cidade.

A coordenadora do Programa Mais Infância Ceará, Dagmar Soares, enfatiza a oportunidade de os funcionários terem acesso ao conteúdo da capacitação. “A Cidade Mais Infância está sempre atenta às questões mais atuais e às necessidades de aprimoramento, de atualização de atendimento. Essa palestra sobre o autismo se enquadra nesse contexto! Estamos muito felizes com esse momento de troca”, disse. Dagmar ressalta que a SPS vem promovendo capacitações contínuas aos colaboradores da pasta que realizam atendimento ao público. 

A palestra foi ministrada pela psicóloga Crysleane de Araújo e a coordenadora do núcleo de acessibilidade dificultada, Cintia Raquel, ambas do Laboratório de Inclusão da SPS, que consideram a iniciativa essencial. “A gente fala muito em conscientização dentro da comunidade do autismo. Quando falamos do assunto para os jovens que estão aqui fazendo esse trabalho tão importante na Cidade e que trabalham na linha de frente, temos certeza que o conhecimento automaticamente será disseminado.”, pontua Crysleane.

Na ocasião, os colaboradores passaram a entender melhor a importância do acolhimento. Eles são orientados a melhorar os serviços prestados a fim de realizar um atendimento humanizado, que garantirá agilidade e eficiência em todo o processo. 

Cidade Mais Infância

A Cidade Mais Infância é um equipamento do Governo do Ceará coordenado pela Secretaria da Proteção Social. O espaço é um parque coberto que reproduz uma cidade onde a criança é a protagonista. A Cidade funciona no Centro de Eventos do Ceará, de quinta a domingo, das 13h às 18h. Para visitar, é preciso agendar no site www.cidademaisinfancia.sps.ce.gov.br.