12ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente debate o cenário pós-pandemia

8 de agosto de 2023 - 15:08 # # #

Os direitos e necessidades de crianças e adolescentes após a pandemia da Covid-19 são as diretrizes que nortearão a 12ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará. Promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca-Ce), com apoio da Secretaria da Proteção Social (SPS), o seminário será aberto às 18 horas, desta terça-feira, 8, e segue até sexta-feira, 10, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza.

A conferência objetiva promover ampla mobilização social nas esferas municipais, estadual e nacional, para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e familiares. A proposta é construir estratégias de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.

A abertura contará com a participação da titular da SPS, Onélia Santana, da presidente do CEDCA e coordenadora da Proteção Social Especial da SPS, Mônica Gondim, e de representes de adolescentes do Cedca e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, (Conanda Ceará), além de parlamentares e de gestores públicos.

A palestra magna será proferida por Benedito Rodrigues dos Santos, mestre em Ciências Sociais e Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutor em Antropologia pela Universidade da Califórnia Berkeley.

O encontro vai reunir conselheiros de entidades de atendimento e defesa de direitos de 134 municípios cearenses, representantes de órgãos de promoção, de conselhos setoriais, profissionais da Saúde, Assistência Social e Educação, parlamentares, além de crianças e adolescentes. Todos participantes das 11 conferências regionais, realizadas no Interior do Estado, entre junho e julho deste ano.

Os temas serão expostos e debatidos em painéis, mesas redondas e trabalhos de grupos, ao longo de dois dias. Na manhã de quinta-feira, dia 10, serão apresentadas e homologadas as propostas e deliberações dos participantes. À tarde, após reunião dos representantes das regionais, haverá a eleição e homologação da delegação que participará da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.