Alunos do Complexo Mais Infância do Curió recebem kits de trabalho para iniciar próprio negócio

17 de setembro de 2023 - 11:14

Para os 385 alunos capacitados no Complexo Mais Infância do Curió, voltar ao mercado de trabalho ou investir em um negócio próprio era só um sonho distante, mas que agora pode se tornar realidade. Liliana Mendes que diga. Ela já é manicure, mas aperfeiçoou o trabalho com um curso na área, no Complexo. Nesta sexta, recebeu seu certificado e um kit instrumental de trabalho. “Já faço unha e pretendo aumentar um pouco mais minha demanda, minha clientela, ganhar um pouco mais de dinheiro”, destaca.

Na última sexta-feira, a Secretaria da Proteção Social certificou os alunos em diversos cursos, desde a área de gastronomia, estética, hotelaria até inclusão digital. Foram entregues também 52 kits de trabalho para que os alunos dos cursos de Auxiliar de Eletricista; Cabeleireiro Unissex e Manicure e Pedicure possam dar inicio aos primeiros atendimentos profissionais.

Rebeca Caroline e o companheiro fizeram o curso de Cabeleireiro. O casal já trabalha com beleza e acredita que um certificado em mãos vai ajudar a ganhar clientela e credibilidade. “A gente já trabalha nessa área e agora estamos montando devagarzinho nosso salão. É uma força maior, às vezes as pessoas não acreditam quando você fala, mas com o certificado em mãos é outra coisa”, destaca Rebeca, que foi buscar certificado e instrumental de trabalho com a pequena Mary nos braços.

A secretária da Proteção Social, Onelia Santana, participou da entrega, acompanhada do secretário nacional de Assistência Social, André Quintão.

“Tem muita potência nas periferias de Fortaleza, o que percebemos é que as pessoas só precisam de uma oportunidade para desenvolver seu potencial. Os Complexos Mais Infância vêm transformando a realidade de centenas de famílias, seja com atividades de arte e esporte para crianças e adolescentes ou com os cursos de capacitação profissional para os adultos e idosos. É bonito demais ver o quanto a oportunidade potencializa estas comunidades. Temos muito orgulho de encampar projetos como estes que mudam o entorno e colaboram diretamente para melhorias efetivas na vida das pessoas mais humildes”, destaca Onélia Santana.

O secretário nacional da Assistência Social agradeceu a oportunidade de conhecer uma experiência que já tem renome em todo o País e observou como essas ações servem de exemplo para todo o País. “ Aqui é um encontro de gerações. É uma criança, é uma mãe, é uma avó. Mas tem uma coisa que a gente percebe logo que é o brilho nos olhos das pessoas. As pessoas querem oportunidade de renda, de convívio, de emancipação”, destacou.

Os Complexos Mais Infância são vinculados à Secretaria da Proteção Social (SPS) e realizam atividades lúdicas, esportivas, culturais e de lazer, com cursos de artes, dança e música para as comunidades do entorno, além de qualificação profissional. São quatro unidades no Estado e já foram capacitadas mais de mil pessoas nos cursos profissionalizantes.

Cursos profissionalizantes
Os alunos são concludentes dos cursos de Auxiliar de Eletricista; Cabeleireiro Unissex e Manicure e Pedicure; Cuidador de Idosos; Camareiro de Hotel; Salgados Comerciais; Bolos Juninos; Comidas de Rua; Informática Básica; Marketing Digital; Empreendedorismo Digital; Inclusão Digital para Crianças; Informática Básica; Software de Edição de Planilhas; Inglês Básico e Robótica.

Os alunos foram contemplados com fardamento, material didático, certificado e kits de trabalho.