Projeto Acolher realiza uma edição em Juazeiro do Norte, no Cariri

4 de outubro de 2023 - 14:13 # # # #

Juazeiro do Norte recebe, nesta sexta (6), uma edição do projeto Acolher, da Secretaria da Proteção Social. Pela primeira vez, a ação que leva serviços de cidadania, saúde, qualificação profissional e apoio jurídico, vai à região do Cariri. A interiorização é parte de uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e CentroPop, para aproximar a política judiciária com a população vulnerável.

As ações do Acolher incluem inscrição em cursos de qualificação profissional e apoio de intermediação com empresas. Os atendimentos começam às 9 horas, na Praça Padre Cícero. A titular da SPS, Onélia Santana, acompanhará as atividades.

O TRE fará atendimento na Escola de Saberes Daniel Walker, ao lado da Praça Padre Cícero. No local, poderão ser realizados alistamentos e emissões de documentos.

A Coordenadoria de Inclusão Social (Cois) vai inscrever para seleção em cursos profissionalizantes; o Espaço Viva Gente oferecerá serviços de corte de cabelo e atividades lúdicas à criançada. O Caminhão do Cidadão ofertará serviços de registro civil, com coleta das impressões digitais, fotografia facial e da assinatura das pessoas, de forma eletrônica.

A equipe multiprofissional da Estação Móvel de Políticas sobre Drogas fará abordagens de campo e atenderá pessoas com problemas com o consumo de álcool e outras drogas. A unidade de saúde da SPS fará atendimentos diversos, com atualização do ciclo de vacinas, curativos, testes de Covid, aferição de pressão arterial e glicemia.

A Secretaria de Direitos Humanos fará atendimento psicológico e dará orientações jurídicas, de cidadania e sobre violações de direitos sociais, e a Secretaria das Mulheres promoverá roda de conversa sobre prevenção à violência doméstica e escuta psicológica às mulheres.

A Secretaria da Diversidade disporá de balcão de atendimentos à população LGBT, incluindo orientação sobre a retificação do nome social para pessoas trans; e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, por meio da Pefoce, coletará DNA de interessados para localizar desaparecidos.

O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) abrirá cadastros para emprego, checará oportunidades e fará encaminhamentos para vagas nas empresas. A Defensoria Pública prestará atendimentos jurídicos. O SESC oferecerá serviços odontológicos, por meio do Projeto Odonto Sesc.

Serviço:

Acolher em Juazeiro do Norte