Preservação da renda de bilro é tema de reunião entre SPS e Unesco

24 de outubro de 2023 - 13:03 # # # #

A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, esteve, nesta quarta, em visita à sede da Unesco, em Paris. Acompanhada da embaixadora Paula Alves de Souza, a titular da SPS, conversou com a diretora de departamento da área de políticas sociais da Unesco, Mariagrazia Squicciarini, sobre a possibilidade de colaboração da Unesco para a salvaguarda e promoção dos modos tradicionais de produção de renda de bilro.

“Em vista dos esforços da Organização para promover a relação entre o patrimônio imaterial e o desenvolvimento sustentável, identificamos uma boa oportunidade para inscrever as políticas de valorização das rendas tradicionais do Ceará, no Registro Internacional de Boas Práticas da Unesco. Trata-se da lista mais dinâmica da Convenção do Patrimônio Imaterial da Unesco, que distingue os melhores programas, projetos e atividades de salvaguarda do patrimônio imaterial ao redor do mundo”, destacou a secretária.

 

A secretária também esteve reunida com o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares. O encontro também contou com a presença dos artesãos Aparecido Gonzaga Alves (Din), Silvana Maria dos Santos, Raimundo Rodrigues (Racar), do designer e estilista Ivanildo Nunes e da gerente comercial e curadora da CeArt, Germana Mourão. A pauta tratou sobre estratégias de divulgação do artesanato cearense na França.

 

As políticas públicas de valorização das rendas tradicionais do Ceará integram o Programa de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo do Artesanato do Estado, tornado política pública de Estado em 2021. O Programa contempla diversas metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, como a igualdade de gênero, trabalho digno e crescimento econômico, produção e consumo sustentáveis.

Na viagem a Paris, a secretária Onélia Santana acompanhou a exposição de obras do artesanato cearense no Carrossel do Louvre, no Museu do Louvre, em Paris. Em parceria com a Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, a SPS levou cinco obras de arte populares, dos artesãos caririenses Silvana Maria dos Santos, Raimundo Caetano (Racar), Francisco Graciano, Aparecido Gonzaga (Din) e Paulo Sérgio de Souza. Três desses artistas também estiveram em Paris.

 

A secretária também foi homenageada na Divine Academia, sendo consagrada com  a Grande Medalha de Ouro da República Francesa 2023.