SPS e Ministério dos Direitos Humanos promovem o Projeto Acolher nesta terça-feira, na Praça do Ferreira

13 de novembro de 2023 - 16:51 # # # #

A Secretaria da Proteção Social (SPS) realiza, nesta terça-feira, 14/11, as ações do Projeto Acolher, desta semana. Os serviços serão ofertados em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, órgãos estaduais e entidades filantrópicas, na Praça do Ferreira, em Fortaleza. A ação compreende atividades de cidadania, saúde, qualificação profissional e apoio jurídico, à população em situação de vulnerabilidade social.

Os atendimentos começam às 9 horas, com a presença da secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Isadora Brandão; e da coordenadora Geral de Promoção de Registro Civil de Nascimento do Ministério, Tula Brasileiro. Os serviços incluem inscrições em cursos de qualificação profissional e apoio de intermediação com empresas, para quem busca trabalho ou empreender. Nesta edição, haverá ações dos programas Sim, Eu Existo; Ponte de Encontro e Centro Pop, da Prefeitura de Fortaleza.

O Caminhão do Cidadão da SPS ofertará serviços de registro civil, com coleta das impressões digitais, fotografia facial e da assinatura das pessoas, de forma eletrônica. A Coordenadoria de Inclusão Social (Cois) vai inscrever jovens e adultos para seleção em cursos profissionalizantes.

O Espaço Viva Gente oferecerá serviços de corte de cabelo e atividades lúdicas à criançada, enquanto a unidade de saúde da SPS aplicará vacinas, fará curativos, testes de Covid, aferição de pressão arterial e glicemia.

A Secretaria das Mulheres promoverá roda de conversa sobre prevenção à violência doméstica e outras violações e escuta psicológica às mulheres. A equipe multiprofissional da Estação Móvel de Políticas sobre Drogas fará abordagens de campo e atenderá pessoas envolvidas com o consumo de álcool e outras drogas.

A Secretaria da Diversidade disporá de balcão de atendimentos à população LGBT, incluindo orientação sobre a retificação do nome social para pessoas trans; e a secretaria de Segurança Pública, por meio da Pefoce, coletará DNA de interessados para localizar desaparecidos.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) irá distribuir mudas de plantas. O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) abrirá cadastros para emprego, checará oportunidades e fará encaminhamentos para vagas nas empresas. A Defensoria Pública prestará atendimentos jurídicos. O SESC oferecerá serviços odontológicos, por meio do Projeto Odonto Sesc; e a Enel fará troca de lâmpadas queimadas.

Serviço:

Projeto Acolher no Centro, em Fortaleza