Projeto Famílias Fortes fortalece vínculos familiares e prevenção ao uso de drogas para crianças e adolescentes

28 de novembro de 2023 - 15:25 # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Fotos:
Beatriz Souza

Com o intuito de fortalecer os vínculos familiares e prevenir o uso de álcool e outras drogas, a Secretaria da Proteção Social (SPS), inicia, em parceria com o governo federal, a implantação do programa Famílias Fortes. O primeiro encontro aconteceu na semana passada e um novo encontro está marcado para esta quinta-feira (30), na Associação União de Jovens Vicente Pinzon, com a participação de pais e responsáveis por adolescentes de 10 a 14 anos.

“A proposta do programa é fortalecer o vínculo familiar, essa questão de habilidades de vida, de interação e de convívio. Ter mais afetividade entre eles, diálogo, e isso fortalecer o indivíduo, principalmente o adolescente, para que ele possa se desenvolver como ser humano, contribuir com a sociedade de uma forma mais pacífica, com cultura de paz, de forma mais respeitosa”, ressalta a coordenadora de Políticas Sobre Drogas da SPS, Lidiane Rebouças. “A proposta é que possamos, por meio do fortalecimento de vínculos familiares, ter uma melhor vida em sociedade, com as famílias. Então, buscamos essa interação e acreditamos que ela contribuirá para um futuro melhor desses jovens”, completa.

Serão sete encontros regulares e outros quatro encontros de acompanhamento, realizados até três meses depois da finalização do programa. As reuniões se dividem em dois momentos, e trazem rodas de conversa e atividades para as crianças, adolescentes e responsáveis. Entre os temas tratados estão a reflexão sobre questões da adolescência, amor e limites.

Delane Maria foi uma das participantes do primeiro encontro. Mãe de dois adolescentes de 15 e 11 anos de idade, ela ressalta a importância de iniciativas como essa para a comunidade. “É uma ideia muito boa, porque os meus meninos estão numa fase de curiosidade sobre esses assuntos, então é muito importante estar aprendendo mais sobre prevenção, para que possamos repassar para eles”, pondera.

Antonia Gomes é avó de Anabel (10), aluna de balé e karatê na Associação. Ela conta que soube do projeto e não hesitou em participar. “É um momento muito importante para mim e para as famílias, porque estamos aprendendo mais sobre o tema e como repassar para as nossas crianças da melhor forma, e ajudar não só a afastar nossas crianças das drogas, mas prevenir para que nunca tenham contato com elas”, afirma.

As inscrições para o programa podem ser realizadas por famílias com jovens de 10 a 14 anos, por meio da União de Jovens do Vicente Pinzon (rua Nezita Pereira, 2630), ou pelos telefones (85) 98439-4775 / (85)3108-0170.
As reuniões seguem nas próximas semanas, sempre às quintas, a partir das 8h da manhã.

Serviço

O que: Reuniões do Programa Famílias Fortes, no Cais do Porto
Onde: Associação União de Jovens Vicente Pinzon (rua Nezita Pereira, 2630 – Cais do Porto)
Quando: Sempre às quintas-feiras, a partir das 8h