Empreendedor Criativo: Projeto é ponto de partida para criação e gestão de novos negócios

4 de dezembro de 2023 - 15:42 # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Rafaela Leite
Fotos:Beatriz Sousa

O sonho de ter um negócio próprio vem de longa data para Vanderleia de Brito (57) e seu marido, Luciano Viana (60). “Nós já tivemos depósito de material de construção, trabalhamos um tempo com topiques e por último nós tivemos fábrica de jeans e modinhas, mas fazem sete anos que paramos, sempre com a vontade de voltar”, lembra Vanderleia. “O Luciano, então, começou a produzir umas luminárias de PVC, mas a gente viu a necessidade de saber mais como gerir uma empresa. E foi quando a gente descobriu esse curso do Cits”, completa.

Aluna do curso Empreendedor Criativo, no Centro de Inclusão Tecnológica e Social (Cits) do Conjunto Ceará, Vanderleia conta que a parceria, que se estende na vida e no trabalho, foi também para a formação empreendedora. “Aqui nós aprendemos mais a lidar com o investimento, como criar e continuar nosso próprio negócio, nosso produto. Muitas vezes a gente fica parado em casa, principalmente para quem está numa idade mais avançada. O mercado não tem tanto espaço pra gente, mas nós ainda estamos na ativa, e um curso desse desperta a gente, mostra que podemos fazer nossos sonhos acontecerem”, afirma.

O projeto é realizado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), em parceria com a entidade Junior Achievement, executora do curso, e está presente em sete Cits. A formação tem carga horária de 100 horas/aula e possibilita aos alunos perspectivas de carreira, focando nas competências e potencialidades para o mercado formal e fomento ao empreendedorismo e mundo dos negócios. No módulo final, a turma elabora e administra uma miniempresa.

No Conjunto Ceará foi criada a Bella Bolsa, empresa com peças sustentáveis feitas a partir de caixas de leite. Bruna Gabriela (18) integrou a turma e diz que pretende dar continuidade ao projeto. “Eu sempre tive o desejo de abrir meu próprio negócio, ser minha própria chefe, e o processo foi realmente interessante, fui me aprofundando mais em coisas que eu não sabia sobre o mercado de trabalho, principalmente na minha área, que é financeira”, explica. Diretora de Finanças da Empresa, ela conta que antes mesmo do final do curso, a turma conseguiu vender 65 peças. “É uma coisa que dá trabalho, é cansativo, mas eu percebi que é isso que eu quero. Eu e minha amiga decidimos continuar com o projeto, aperfeiçoamos um pouco e já temos nossa versão final. Já estamos produzindo por encomenda, inclusive”, comemora.

Desde o começo de 2023, foram formados 220 alunos, nas turmas de Empreendedor Criativo nos sete Cits. A iniciativa atende jovens e adultos a partir dos 15 anos de idade, matriculados em escola pública a partir do 1° ano do Ensino Médio, ou que tenham concluído o Ensino Médio na rede pública de ensino. “O Empreendedor Criativo é um projeto no qual os alunos aprendem sobre gestão de negócios, e com esse intuito de aprender a gerir seus próprios negócios, cria-se uma empresa”, destaca a coordenadora de Inclusão Social da SPS, Jessica Souza.

Criar e empreender

Com um pincel na mão, Edilson Barbosa (55) dá cor aos vasos em gesso, que logo passarão para o setor de finalização da empresa VG Art’s, criada pela turma do Cits José Walter. “Aqui nós temos o setor de produção, setor de acabamento, preparo final, além do setor financeiro, marketing… Aprendemos a dividir as funções, então focamos em nossas responsabilidades e nos reunimos para debater o que está dando certo e o que está dando errado”, explana Edilson, presidente da miniempresa. “Nós vamos ter vasos limpos, para diferentes usos, vamos ter eles como luminária e como arranjos de flores. Temos planos de vender, participar de feiras, via internet e expor em praças locais”, completa.

Um dos sucessos de comercialização dos cursos, neste ano, aconteceu no Cits Jangurussu, com a venda de velas aromatizantes personalizadas. Rosa Coelho (49) é uma das ex-integrantes da turma e explica que na etapa final do curso, eram produzidas de 20 a 50 velas por aula. “Foram muitas vendas realizadas aqui na comunidade, e no final ainda recebemos uma encomenda de 90 velas, para a comemoração do aniversário da Junior Achievement”, revela ela, que está dando segmento à produção de forma independente e já recebe encomendas para a Capital e para o interior.

Cits

Vinculados à SPS, os Cits ofertam cursos de qualificação profissional para formação de mão de obra para o mercado formal de trabalho, para prestadores de serviços autônomos e empreendedores. Também promovem atividades socioesportivas, possibilitando o acesso da comunidade à cultura, ao esporte e lazer. Os Cits estão distribuídos, estrategicamente, em sete bairros de Fortaleza, com altos índices de vulnerabilidade social.