Feira de Artesanato do Ceará ocorre em Fortaleza até próximo domingo (17)

15 de dezembro de 2023 - 17:15

A Praça  Luiza Távora é palco da 63° Feira de Artesanato do Ceará (Feirart), que reúne peças de mais de 800 artesãos de 12 regiões  do Estado, expondo 10 tipologias de artesanato diferentes. Victor Alan é um desses artesãos, quem passa pelo seu estande se encanta com as peças de filé coloridas e vibrantes. Victor veio de Jaguaribe para expor na Feirart representando a Associação dos Artesãos do Sítio Ipueiras, Curral Novo e Córrego das Pedras. “Sou filho de artesãos e tenho muito orgulho de trazer esse trabalho que é feito por muitas mãos para esse evento que é uma referência para todos nós artesãos”, conta Victor, que desde menino aprendeu a fazer peças de filé e participa neste ano pela primeira vez da Feirart.

É só andar mais um pouquinho dentro da Feira, que logo se encontra o estande da dona Wanda Santana, que expõe orgulhosa suas peças de macramê. Artesã de Fortaleza, ela explica que o artesanato além de trazer uma renda extra, funciona como uma terapia. 

 

“Tem uns cinco anos que eu comecei a fazer macramê, comecei produzindo tiaras para cabelo e logo passei a fazer peças de decoração para casa e agora também faço peças de vestuário e tenho muito orgulho de ver meu trabalho exposto na Feirart. Estou ansiosa pelas vendas, que devem ser boas neste período próximo ao Natal”, revelou Wanda, que participa pelo segundo ano consecutivo do evento, que é promovido pela Secretaria da Proteção Social (SPS), por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), e acontece com o objetivo de apoiar a comercialização da produção artesanal cearense.

Presente na abertura da Feirart, o secretário-executivo da Proteção Social da SPS, Paulo Guedes, parabenizou a todos os artesãos presentes e destacou que o Governo do Estado vem investindo no artesanato cearense para que este siga sendo referência não só no Estado, mas também nacional e internacionalmente. 

 

“Este ano levamos nosso artesanato para o Museu do Louvre, na França, e mostramos com muito orgulho toda a potência e criatividade dos nossos artesãos. Hoje aqui na Feirart nós temos muito orgulho de ver tantas tipologias diferentes e trabalhos feitos com tanta técnica e cuidado. Ver nossos artesãos também comercializando seus produtos e dominando todos os processos, tanto de produção, quanto de venda e comercialização” destacou o gestor.

A coordenadora da CeArt, Patricia Liebmann, ressaltou  que a Feirart possibilita a aproximação entre artesãos e artesãs do público consumidor, aumentando as vendas e valorizando o artesanato cearense. “Convidamos todos para que venham conhecer o legítimo artesanato cearense, temos peças de couro, cerâmica, fibra vegetal, renda de bilro                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    e várias outras tipologias que estarão à venda nos estandes da Feirart. Venham presentear familiares e amigos com produtos dos nossos artesãos” reiterou a coordenadora.

 

Durante todos os dias da feira, os visitantes terão acesso a peças de mais de 800 artesãos do Litoral Leste, Litoral Oeste, região do Cariri e Capital, selecionados por edital. A feira iniciou ontem e segue até o domingo (17), sempre a partir das 17h, e contará com programação infantil do Espaço Mais Infância e apresentação das crianças do Circo Escola, além de um espaço de gastronomia, com a Cozinha ao Vivo Colaborativa, realizada em articulação com o Mercado AlimentaCE e a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.

 

A feira foi ambientada e decorada com rendas do Ceará, dando destaque para as rendeiras da Prainha. Três delas estão na Exposição RendaCE, e seis na Galeria Ceart. O espaço conta, ainda, com a Exposição da Árvore de Natal da Ceart, feita com rendas de bilros, em homenagem às rendeiras de todo o Ceará.

 

Como parte da programação dos quatro dias da Feira, também acontece a arrecadação de brinquedos para o Natal Ceará sem Fome, destinada às crianças atendidas pelas Cozinhas do Programa Ceará Sem Fome.

 

Serviço

63ª FeirArt
Quando: 14 a 17 de novembro
Onde: Praça Luiza Távora, bairro Aldeota – Fortaleza
Horário: a partir das 17 horas

 

Programação

 

Sexta-feira (15/12)

17h00 – Início Da Feira

18h00 – Oficina Ceart

19h00 – Cozinha ao vivo colaborativa

19h30 – Oficina Ceart

20h00 – Show

22h00 – Encerramento

 

Sábado (16/12)

17h00 – Início

18h00 – Oficina Ceart

19h00 – Cozinha ao vivo colaborativa

19h30 – Oficina Ceart

20h00 – Show

22h00 – Encerramento

 

Domingo (17/12)

16h00 – Início

18h00 – Oficina Ceart

19h00 – Cozinha ao vivo colaborativa

20h00 – Encerramento