SPS leva ação de prevenção às drogas para unidades prisionais

28 de fevereiro de 2024 - 15:13 # # # # # # #

O projeto “Juventude Viva: do cárcere para a liberdade” acontece semanalmente no município de Aquiraz

Para trabalhar a prevenção ao uso e abuso de drogas, bem como a reincidência criminal, em unidades prisionais, a Secretaria da Proteção Social (SPS) iniciou a ação “Juventude Viva: do cárcere para a liberdade”. O projeto vem acontecendo na Unidade Prisional de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, e traz ações reflexivas de apoio, orientação e cuidado às pessoas privadas de liberdade.

Os encontros são realizados pelo Centro de Referência sobre Drogas (CRD), em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), e acontecem duas vezes por semana, às terças e quintas, pela manhã e à tarde. Secretária-executiva de Políticas Sobre Drogas, Lidiane Rebouças explica que o projeto é pioneiro em unidades prisionais do Estado, e se volta, principalmente, para alas com público jovem.

“Os momentos incluem atividades lúdicas com trecho de filme, música e dinâmicas e visam proporcionar, especialmente aos jovens privados de liberdade, novas perspectivas e projetos de vida, despertar potencialidades e contribuir para a reinserção social”, ressalta a secretária-executiva.
   
No total, mais de 400 pessoas participam da ação. O primeiro encontro ocorreu na última semana e teve como tema a resiliência. Os momentos são conduzidos por uma psicóloga e uma assistente social e acontecem de forma contínua, com diferentes temas a cada encontro.

As atividades buscam proporcionar um espaço de troca colaborativa, reflexão e discussão de habilidades socioemocionais. A ideia é que os participantes tenham acesso à informação e, através das atividades, reduzam os fatores de risco e fortaleçam os fatores de proteção em relação ao uso de substâncias. Além disso, o projeto busca auxiliar no manejo de influências sociais e na ressocialização.