Vinte e dois municípios devem receber ações de políticas sobre drogas, até julho

14 de março de 2024 - 09:09 # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Carlos Eugênio Saraiva

Com 1.312 pessoas em situação de vulnerabilidade assistidas pelo projeto Prevenção e Cuidado na CE, em 31 municípios, em 2023, a Secretaria da Proteção Social (SPS) aumenta o raio de ações do projeto e leva os serviços para mais 22 municípios do interior cearense, até julho próximo. Em março, serão atendidos os municípios de Itaiçaba, nesta quinta-feira (14), e Chorozinho, no próximo dia 20. Na quarta, o atendimento foi em Palhano. Outras sete cidades foram contempladas em janeiro e fevereiro deste ano.

Desenvolvido pela SPS, por meio do Centro de Referência sobre Drogas, o projeto realiza, em cada município visitado, workshops, fóruns de debates e atende a população em situação de rua. O objetivo é fortalecer as políticas públicas para pessoas com problemas relacionados ao consumo de álcool e outras drogas, e facilitar o acesso da população em situação de vulnerabilidade social aos serviços de atenção, atendimento, cuidado e saúde nos municípios.

“O Prevenção e Cuidado na CE é um projeto que permite que os municípios dialoguem da mesma forma, sendo uma extensão da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas atuando de forma conjunta a gestão dos municípios, vinculando a rede e capacitando profissionais para desenvolverem a prevenção com base nas evidências científicas atuais”, destaca a coordenadora de Interlocução Intersinstitucional, Isabelle Sousa.

No período da manhã, acontecem workshops, exposições e debates com profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social, e dos conselhos municipais. O objetivo é discutir técnicas e métodos de abordagem à população de rua e novas formas de acolhimento humanizado, e sem discriminação e preconceitos.

Fóruns sociais são promovidos, no turno da tarde, para apresentação de diagnósticos e reflexões sobre a situação social nos municípios, identificação dos desafios e potencialidades, e definição de estratégias de fortalecimento ou criação de conselhos municipais de política sobre drogas.

Atendimento cidadão

Paralelamente à realização dos eventos nos municípios, equipe multidisciplinar do CRD-Ce, formada por enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, atende a população em situação de rua, com escuta qualificada; informando e orientando sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas.

O grupo realiza ações de estímulo à adoção de medidas de prevenção, e faz encaminhamentos aos equipamentos da rede de saúde mental e aos centros de Atenção Psicossocial (CAPS), caso necessário. Veja abaixo, datas e locais em que o programa será realizado, em março.

Programa de “Prevenção e Cuidado na CE”

Itaiçaba
Data: 14/03