Cidade Mais Infância e Cagece: Aprendizado e Experiência na ETA Gavião

26 de março de 2024 - 15:56 # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Leo Capibaribe
Fotos: Drawlio Joca

As visitas acontecerão durante o mês de março e abril e fazem parte do ciclo de capacitação

A parceria entre Cidade Mais Infância e Cagece vai além do abastecimento de água. Ela proporciona uma oportunidade única de aprendizado e experiência para recreadores e colaboradores, que tiveram a chance de visitar a ETA Gavião, a maior Estação de Tratamento de Água (ETA) do Ceará, situada no município de Pacatuba. A ETA Gavião abastece as cidades de Fortaleza, parte da Caucaia, Itaitinga, Pacatuba, Aquiraz, Eusébio, Maranguape e Maracanaú.

Experiência Educativa

Durante a visita realizada nesta semana, os recreadores puderam explorar de perto os processos e a complexidade dos sistemas operacionais, além de todo o passo a passo empregado na estação. Guiados por técnicos locais, receberam explicações detalhadas sobre as diversas etapas do trabalho realizado na estação. “A ETA Gavião é a principal estação de tratamento de água da Cagece. Ela é responsável por cerca de 60% de toda a água produzida e distribuída pela companhia”, ressalta João Batista, supervisor de manutenção da CAGECE.

O recreador da Cidade Mais Infância, Juliano Oliveira (conhecido como Vrum Vrum), comentou: “Com a visita, pudemos compreender a engrenagem de todo o processo de tratamento e a importância da distribuição de água de qualidade para todos os cearenses. Desde a captação d’água no Açude Gavião, seu tratamento e distribuição para nossa cidade”.

Já para a recreadora Daiane Marques, uma das informações mais impactantes foi a respeito do volume de pessoas que são atendidas pela estação. “Nunca imaginei que era algo desse tamanho, mais de 3 milhões de pessoas recebendo água de qualidade, sem contar que foi necessário criar uma fábrica de cloro aqui para suprir a demanda. É algo muito impactante. Isso demonstra compromisso com a população!”., pontua.

Maior da América Latina

Inaugurada em 1981, a ETA Gavião é considerada a maior Estação de Tratamento de Água da América Latina que utiliza tecnologia de filtração direta descendente. Trata-se de um equipamento da Cagece projetado para ser ciclo completo, pois realiza processos de floculação, decantação e filtração.

Realidade Virtual

Dentro da Cidade Mais Infância, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) oferece uma experiência de realidade virtual para familiarizar as crianças com o processo de tratamento e distribuição de água. Através do uso de óculos de realidade virtual, é possível explorar a estação de tratamento Gavião. Essa atividade é gratuita e está disponível para todas as crianças que participam das atividades programadas.

Cidade Mais Infância

A Cidade Mais Infância é um equipamento do Governo do Ceará coordenado pela Secretaria da Proteção Social. O espaço é um parque coberto que reproduz uma cidade onde a criança é a protagonista. A Cidade funciona no Centro de Eventos do Ceará, de quinta a domingo, das 13h às 18h. Para visitar, é preciso agendar no site www.cidademaisinfancia.sps.ce.gov.br.