427 alunos concluem cursos profissionalizantes no João XXIII nesta quarta-feira (10)

11 de abril de 2024 - 08:28 # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Carolina Parente
Fotos:Cláudio Rocha

O Complexo Social Mais Infância do bairro João XXIII, em Fortaleza, foi palco de evento voltado à capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social, nesta quarta-feira (10). Foram entregues 427 certificados e 134 kits instrumentais de trabalho a alunos de diversos cursos profissionalizantes promovidos pela Secretaria da Proteção Social (SPS). O momento contou com a presença da titular da Pasta, Onélia Santana.

Os alunos homenageados eram concludentes dos cursos de Designer de Sobrancelhas com Micropigmentação; Marketing e Vendas; Colorimetria Recepcionista de Hotel; Cuidador de Idosos; Salgados Comerciais; Pizzas, Calzones e Esfirras; Massas e Molhos; Panetones Doces e Salgados; Software de Planilhas; Informática Básica; Inclusão Digital para Crianças e Marketing Digital.

O jovem estudante de psicologia Miguel Cauã (19) concluiu o curso de Marketing e Vendas em março deste ano, mas já havia feito cursos de Inglês Básico e Informática Básica ofertados anteriormente pela Secretaria. Seu objetivo é estar sempre aprendendo para buscar emprego e, futuramente, ter um bom currículo para encontrar estágio em psicologia.

“Conheci o Complexo graças a minha mãe, que me falou dos cursos, e tomei gosto pelo aprendizado. Aqui temos a oportunidade de agregar valor ao nosso currículo”, conta.

Bruna Farias (27), mãe do pequeno Paulo Rian (9), recebeu kit instrumental para trabalhar com micropigmentação de sobrancelhas após concluir o curso nessa área. Para ela, o material lhe dá oportunidade de atuar no mercado de forma autônoma enquanto cuida do filho autista.

“Eu já trabalhava com sobrancelhas e resolvi fazer o curso de Micropigmentação. Como é uma atividade que lida muito com biossegurança, o certificado é essencial para que a gente possa se inserir no mercado”, ressalta Bruna.

Entrega de certificados e kits

Para a secretária Onélia Santana, a entrega dos certificados e kits de trabalho representa um momento de alegria. “O sucesso está batendo na porta de vocês. Agarrem essa oportunidade para enriquecer o currículo que o Ceará precisa de vocês”, enfatiza.

Ela ressaltou ainda a recente parceria firmada entre a SPS e o Senac para oferta de mais cursos profissionalizantes à população.

Conforme Genildo Barbosa, psicólogo da unidade e coordenador interino do Complexo, desde jovens a idosos fazem os cursos ofertados pela SPS. São estudantes que desejam aprimorar o currículo, idosos que buscam complementar a renda e mães solo que desejam trabalhar no mercado da beleza.

“Nosso diferencial é a escuta que temos com a comunidade. Assim, sabemos as demandas apresentadas pelas pessoas que buscam capacitação profissional”, afirma Genildo. “O evento hoje é um marco, pois eles recebem certificados e kits e podem já começar a trabalhar com o que aprenderam”, complementa